Nesta quarta-feira (30), o governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou em Lagoa de São Francisco, o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. A solenidade contou com a participação da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara; e do diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, Raimundo Nonato Soares Lima, que representou o ministro Wellington Dias.
Rafael destacou que o museu é um reconhecimento da sociedade e dos próprios indígenas sobre a importância dos povos originários na construção do povo e das terras piauienses. E isso reforça uma maior valorização dos indígenas. Foram investidos na obra R$ 739.518,38 do Tesouro Estadual.
“Segundo o IBGE, temos no Piauí cerca de 7.200 indígenas autodeclarados. Em 2010, eram apenas 2.600, o que significa que a população que se reconhece como indígena passou certamente a ter uma autoestima mais elevada e se sente mais acolhida pelo próprio aparelho estatal e pela sociedade”, frisou o governador.
Sônia Guajajara destacou o simbolismo com a criação do museu. “O Piauí foi um dos últimos estados a reconhecer os povos originários e a titular os territórios, então, é muito importante a construção desse museu para manter viva a história dos povos indígenas aqui no estado”, afirmou.