O Estado do Piauí deve receber no dia 7 de junho o novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta. A ferramenta já opera nos estados do Sul e Sudeste e deve ser lançada simultaneamente em todos os estados do Nordeste, ampliando a cobertura e reforçando a segurança da população em situações de risco.
Inicialmente, no Piauí, o disparo foi realizado em 4 cidades: Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí. Anteriormente, era necessário que o cidadão realizasse um cadastro prévio via SMS para que o sistema enviasse as previsões.
Agora, o órgão utiliza a tecnologia cell broadcast para que as mensagens de emergência sejam enviadas via telefonia celular. Dessa maneira, qualquer celular conectado às redes 4G e 5G dentro das áreas de riscos receberá a notificação pop-ups acompanhada com um sinal sonoro.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, enfatizou que a ferramenta garante informações ágeis e precisas para a população, ajudando na prevenção e na redução dos impactos dos desastres.
"Com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que capacitou os nossos técnicos e que dotou o estado do Piauí das ferramentas necessárias, nós vamos finalmente trazer o DCA, e a versão de teste desse alerta será executado em quatro municípios prioritários, serão os pioneiros no start do teste desse sistema de alerta. Agora nós teremos uma ferramenta refinada, de longo alcance, para que a gente possa realmente orientar e manter a população do estado Piauí bem informada no que diz respeito a situações de risco com severidade”, disse o gestor.
A Defesa Civil recomenda que a população mantenha seus aparelhos eletrônicos atualizados e conectados às redes móveis para recepção dos alertas.