Nesta sexta-feira (07) a Sala de Imprensa da Santa Sé atualizou o estado de saúde do Papa Francisco informando que “O Papa teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h”. O Santo Padre está internado no Hospital Gemelli desde 14 de fevereiro.
Segundo informado, pela manhã o Papa deu continuidade à terapia prescrita realizando fisioterapia motora mantendo a alternância entre ventilação mecânica à noite e oxigenação de alto fluxo durante o dia através de cânulas nasais.
Apesar de estar dentro de um quadro complexo, a situação de Francisco parece estável.
Boletim do dia 06
No boletim de ontem (06), a Sala de Imprensa informou que o estado clínico do Papa se manteve estável em relação aos dias anteriores, o santo padre permanece com a fisioterapia respiratória e motora, mas seu prognóstico permanece reservado.
"A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou com o benefício da fisioterapia respiratória e motora. Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre. Os médicos ainda mantêm o prognóstico reservado.
Considerando a estabilidade do quadro clínico, o próximo boletim médico será divulgado no sábado".
Prognóstico reservado
Prognóstico reservado é uma expressão médica que significa que não é possível prever com certeza as chances de recuperação de um paciente. É um termo usado em casos de pacientes graves, com risco de óbito alto.
Papa envia mensagem de voz aos fiéis
Na noite de ontem (06), houve uma grande emoção na Praça São Pedro quando, antes da recitação do Rosário pela saúde do Papa, foi transmitido um áudio gravado de Francisco expressando seu agradecimento pelas orações dedicadas à sua recuperação.
“Agradeço de todo coração as orações pela minha saúde feitas na Praça, os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”.
O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu que foi o próprio Papa que solicitou a transmissão do áudio para que com sua saudação, pois segundo o diretor o papa informou que as orações que estão fazendo por ele o fazem sentir “carregado” e sustentado por todo o Povo de Deus.