Através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sudeste I), está sendo disponibilizado o serviço gratuito de limpeza de fossa séptica para famílias carentes na região do Grande Dirceu.
A cada mês, cerca de 30 residências são atendidas por essa ação, totalizando mais de 170 atendimentos somente este ano.
O objetivo é garantir que essas unidades habitacionais não tenham problemas como transbordamento de fossas, proliferação de germes e infestação de pragas, como baratas e ratos, que são atraídos por fossas sem tratamento adequado.
Vani Queiroz, superintendente da SAAD/Sudeste I, destaca que há um grande número de famílias carentes na região que não têm condições financeiras para contratar esse tipo de serviço.
Ela considera acertada a decisão do prefeito Dr. Pessoa de dar continuidade ao projeto, pois garante dignidade a essas famílias que precisam de maior atenção por parte do poder público municipal.
“Estamos trabalhando para que esse serviço possa chegar a mais famílias, pois é algo que não pode esperar e sabemos que em muitos casos, esse projeto é a única saída para essas famílias. Atendemos uma média de 30 famílias por mês, porém queremos chegar a mais domicílios, e para isso vamos fazer parceria com fundações, ONGs e associações de moradores para que elas sejam esse elo entre as famílias e a Prefeitura de Teresina’’, disse Vani Queiroz.
Cleonice Silveriano, desempregada e residente no bairro Coronel Carlos Falcão, conta que procurou o serviço de limpeza de fossa gratuita devido à sua situação financeira.
Segundo ela, o valor cobrado por empresas privadas estava além das possibilidades de seu orçamento familiar. Cleonice também elogiou a qualidade do serviço e parabenizou o prefeito Dr. Pessoa por investir recursos públicos nas famílias carentes de Teresina.
Para solicitar o serviço de limpeza de fossa, o responsável pelo domicílio deve estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A solicitação pode ser feita presencialmente na SAAD/Sudeste ou por meio de associações de moradores, fundações e ONGs. É necessário anexar ao pedido cópias do comprovante de residência, CPF, RG e CadÚnico.