Josefina Ferreira Costa, pioneira na política piauiense, faleceu neste sábado (24) aos 97 anos, em sua residência em São João do Piauí. Em homenagem à sua trajetória, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) decretou luto oficial de três dias. Reconhecida como a primeira mulher deputada estadual do Piauí e a segunda mulher deputada na história do Brasil, Josefina foi uma pioneira que abriu caminho para a participação feminina na política em um período marcado pela forte presença masculina.
Nascida em 22 de abril de 1928, em São Raimundo Nonato, Josefina foi eleita deputada estadual em 1970 pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), assumindo o mandato na 7ª Legislatura (1971–1974) com 6.335 votos. Durante seu mandato, ocupou a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Alepi.
Casada com Raimundo Vaz da Costa Neto, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Josefina decidiu se afastar da vida política ao término de seu mandato, a pedido do marido.
Josefina deixa quatro filhos — Thomaz, Shirley, Pacelli e Abigail — além de netos e bisnetos. Seu velório e sepultamento ocorrerão em São João do Piauí, onde residia.
A Alepi e seus servidores se unem em solidariedade aos familiares e amigos, reconhecendo a importância de Josefina Ferreira Costa como símbolo de luta, representatividade e serviço público no estado do Piauí.