Josefina Costa, primeira deputada do Piauí, morre aos 97 anos

Assembleia Legislativa do Piauí decretou luto oficial de três dias em homenagem à ex-deputada.

Josefina Ferreira Costa, pioneira na política piauiense, faleceu neste sábado (24) aos 97 anos, em sua residência em São João do Piauí. Em homenagem à sua trajetória, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) decretou luto oficial de três dias. Reconhecida como a primeira mulher deputada estadual do Piauí e a segunda mulher deputada na história do Brasil, Josefina foi uma pioneira que abriu caminho para a participação feminina na política em um período marcado pela forte presença masculina.

 

Josefina Ferreira Costa. Foto: Reprodução.

Nascida em 22 de abril de 1928, em São Raimundo Nonato, Josefina foi eleita deputada estadual em 1970 pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), assumindo o mandato na 7ª Legislatura (1971–1974) com 6.335 votos. Durante seu mandato, ocupou a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Alepi.

Casada com Raimundo Vaz da Costa Neto, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Josefina decidiu se afastar da vida política ao término de seu mandato, a pedido do marido. 

Josefina deixa quatro filhos — Thomaz, Shirley, Pacelli e Abigail — além de netos e bisnetos. Seu velório e sepultamento ocorrerão em São João do Piauí, onde residia.

A Alepi e seus servidores se unem em solidariedade aos familiares e amigos, reconhecendo a importância de Josefina Ferreira Costa como símbolo de luta, representatividade e serviço público no estado do Piauí.