A Fundação de Amparo à Pesquisa “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi) lançou edital ofertando 100 bolsas de mestrado e 26 de doutorado, com investimento total de 9 milhões de reais, os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.
“Nós temos priorizado o investimento em ações que possam garantir e ampliar a qualidade dos programas stricto sensu acadêmicos e profissionais do Piauí, de forma a favorecer a formação de recursos humanos altamente qualificados”, destacou o presidente da Fapepi, professor João Xavier.
Serão fomentados, prioritariamente, programas que apresentem projetos de pesquisa destinados à produção de conhecimentos científicos e inovadores nos eixos temáticos: Agro (Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético); Meio Ambiente (Energias Limpas, Clima, Turismo); Tecnologia da Informação (Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças). Serão fomentados também, programas que apresentem projetos de temática livre, os quais deverão ser destinados à produção de conhecimento científico inovador.
As submissões são realizadas pelos coordenadores de programas, exclusivamente pelo Sigfapepi nolink, entre 12 de abril e 13 de maio. Cada programa pode pleitear até quatro bolsas, sendo, no máximo, duas de doutorado.