Deputado Gessivaldo lança “Estágio Visita” e aproxima universitários da Alepi

Programa de Estágio Visita é inspirado em iniciativas semelhantes que já ocorrem no Congresso Nacional.

Na manhã desta segunda-feira (28), o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), o Projeto de Resolução que cria o Programa de Estágio Visita.

Deputado Gessivaldo lança “Estágio Visita” e aproxima universitários da Alepi - Foto: Divulgação

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Comissão de Acompanhamento do Processo Legislativo da OAB-PI, a Comissão da OAB na Universidade, a Escola Superior da Advocacia (ESA) e a Escola do Legislativo (ELEPI), tem como objetivo proporcionar aos estudantes universitários uma experiência prática sobre o funcionamento da atividade parlamentar no âmbito estadual.

O Programa de Estágio Visita é inspirado em iniciativas semelhantes que já ocorrem no Congresso Nacional, onde estudantes de todo o Brasil têm a oportunidade de conhecer de perto o processo legislativo e o trabalho dos parlamentares. 

A proposta é integrar a formação acadêmica dos universitários com vivências práticas na rotina legislativa, promovendo maior compreensão do papel do Parlamento na democracia.

Durante o ato de protocolo do projeto de resolução, o deputado Gessivaldo Isaías destacou a evolução da proposta. 

“Inicialmente, pensamos em realizar esse projeto de forma interna, apenas no âmbito do nosso gabinete. Mas, ao perceber a importância e o potencial de alcance da iniciativa, decidimos ampliá-la e institucionalizá-la para que os certificados emitidos tenham validade como atividade acadêmica extracurricular, beneficiando ainda mais os universitários participantes”, explicou o parlamentar.

O ato contou com a presença do presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Legislativo, Dr. Odonias Leal Filho; do presidente da Comissão da OAB na Universidade, Dr. Fabrício Brito; do diretor da ESA, Dr. Pitágoras Rodrigues; e do diretor-geral da ELEPI, professor Walber Coelho. 

Todos reforçaram o compromisso conjunto de apoiar ações que estimulem a formação cidadã e política dos jovens piauienses.