​Ex-Procurador-Geral do Piauí, Abílio de Santana Ribeiro, morre aos 77 anos

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado do Piauí lamentou a morte de Dr. Abilio, que foi procurador durante 40 anos.

O ex-Procurador-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), Abílio de Santana Ribeiro, morreu nesta terça-feira (31), aos 77 anos. Dr. Abilio completaria 50 anos na procuradoria Geral do Piauí em 2023. 

 

Abílio Santana - Foto: Divulgaçã/Ascom

Como Procurador- Geral ele exerceu a função entre os anos 1991 e 1994.Após um longo trabalho na PGE-PI, Abilio Santana decidiu apresentar sua aposentadoria voluntária.

Em nota, a PGE-PI lamentou a morte do ex-procurador, que deixa dois filhos e a esposa Marta Chaves, que exerce atualmente a função de analista técnica na Procuradoria do estado.

A Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) também lamentou a morte de Abílio e e decretou luto oficial de três dias. Na nota, o Presidente da OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, disse que é “um dia triste” para a advocacia piauiense.

“Foi um abnegado Procurador do Estado. O Estado do Piauí deve muito ao Doutor Abílio. Tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE e sempre nos ensinava notadamente sobre a legislação estadual da qual era exímio conhecedor! Um dia triste para a advocacia do Piauí”, disse Celso Barros.

Confira a nota da PGE-PI na íntegra:

A Procuradoria Geral do Estado do Piauí cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do ex-Procurador-Geral do Estado, Abílio de Santana Ribeiro, nesta terça-feira (31), aos 77 anos. 

Dr. Abílio foi Procurador-Geral entre os anos de 1991 e 1994. Duas décadas após deixar a chefia, já em final de carreira, optou pela aposentadoria voluntária. Ano que vem, ele completaria meio século de PGE/PI, uma vida inteira dedicada a advocacia pública. 

Nos 40 anos como Procurador de Estado, Abílio Santana teve papel fundamental no crescimento e no fortalecimento do órgão, principalmente na área jurídica onde atuou por todo o tempo que esteve na instituição. 

“Era um ser humano querido por todos e deixa um exemplo pela retidão, competência, dedicação e seu elevadíssimo espírito público”, destacou Pierot Júnior, atual Procurador-Geral, lembrando que ainda atou, lado a lado com ele, por quatro anos, antes da aposentadoria. 

Abílio deixa um casal de filhos, Claudia Virgínia; que já foi Procuradora de Estado, e Abílio de Santana Ribeiro Júnior, que atua na PGE/PI como assessor jurídico, além da viúva Marta Chaves, atual analista técnica, também da Procuradoria.   

A PGE-PI, inclinada diante desta triste e lamentável acontecimento, transmite aos seus familiares e amigos, sentimentos de profundo pesar, esperando que Deus conforte os seus corações pela perda irreparável.

Confira a nota da OAB-PI: 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, que era Procurador do Estado do Piauí aposentado e foi Procurador Geral do Estado nos Governos Freitas Neto e Guilherme Melo.

O Presidente de OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, lamentou a morte e relembrou que o Advogado Abílio Santana Ribeiro era uma das maiores reservas morais do Piauí.

“Foi um abnegado Procurador do Estado. O Estado do Piauí deve muito ao Doutor Abílio. Tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE e sempre nos ensinava notadamente sobre a legislação estadual da qual era exímio conhecedor! Um dia triste para a advocacia do Piauí”, pontuou Celso Barros.

Neste momento de dor e resignação, a Seccional se solidariza com a família e amigos de Abílio Santana Ribeiro e expressa as mais profundas e sinceras condolências. Abílio Santana deixou os filhos Advogados Abílio Júnior e Cláudia Ribeiro.

Em decorrência do falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, a OAB Piauí decretou luto oficial de três dias.