Estudante sofre descarga elétrica durante prova de atletismo na UFPI

Descalço, o adolescente tocou em um poste de iluminação ao lado da pista e sofreu o choque elétrico.

Um estudante de 14 anos da Rede Municipal de Ensino sofreu uma descarga elétrica na manhã dessa terça-feira (15) durante as provas de atletismo dos Jogos Escolares Municipais de Teresina (JETs), realizadas na pista de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso aconteceu enquanto o jovem se preparava para competir no salto em distância.

 

Pista de atletismo da UFPI - Foto: Google Maps

Descalço, o adolescente tocou em um poste de iluminação ao lado da pista e sofreu o choque elétrico. O professor responsável pela equipe, identificado como Cícero, agiu rapidamente e prestou os primeiros socorros. O próprio secretário municipal de Educação, Ismael Silva, estava presente no evento e conduziu o aluno até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o estudante passou por avaliação médica, foi medicado e recebeu alta. Ele está fora de perigo, mas por orientação médica deverá permanecer em repouso total pelos próximos três dias. 

A SEMEC informou ainda, por meio de nota, que duas visitas técnicas tinham sido realizadas previamente no local das competições, sem que nenhuma anormalidade elétrica tivesse sido identificada.

“A SEMEC ressalta que realizou duas visitas técnicas ao local da competição e que nenhuma anormalidade relacionada à parte elétrica foi reportada às equipes. Reforça ainda que as provas acontecem durante o dia e, por isso, não há necessidade de uso de energia elétrica para sua realização. Logo após o ocorrido, equipes de manutenção e segurança da UFPI estiveram no local, isolaram a área e desligaram a energia da região, orientando os estudantes para evitar contato com estruturas metálicas”, diz trecho da nota.

Causa foi rompimento de cabo e falha técnica no sistema elétrico

Em nota oficial, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamentou o ocorrido e explicou que a corrente elétrica foi provocada por dois fatores: o rompimento de um dos cabos de alimentação dos postes de iluminação e o acionamento acidental de um relé fotoelétrico de alta sensibilidade, o que permitiu a condução de energia mesmo durante o dia.

De acordo com a UFPI, os problemas foram considerados imprevisíveis e estão sendo analisados pela equipe técnica para evitar novas ocorrências. A universidade garantiu que todas as medidas emergenciais foram tomadas de forma imediata e que novas ações de segurança devem ser implementadas.