Em 2024, a Tarifa Social gerou R$224 milhões de economia para as famílias piauienses, atualmente mais de 590 mil lares piauienses contam com o auxílio do benefício. A Tarifa Social de Energia Elétrica garante descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda. Para ampliar esse número, a Equatorial Piauí realiza diariamente uma busca ativa em todo o estado.
Assim como em anos anteriores, neste início de 2025 Teresina é o município do estado que possui maior potencial para ampliar o número de beneficiários da Tarifa Social. Atualmente, cerca de 206 mil famílias possuem perfil para receber essa assistência, mas ainda não estão cadastradas no banco de dados da distribuidora como clientes de baixa renda.
A desatualização do Cadastro Único do Governo Federal é o principal fator para a redução no número de residências beneficiadas. Segundo a concessionária de energia, muitas famílias piauienses deixaram de manter a Tarifa Social por falta de atualização do NIS, que deve ser renovado a cada dois anos nos CRAS.
“Além do cadastramento automático, através do cruzamento de dados que fazemos todos os meses junto ao governo, realizamos um trabalho em campo para cadastrar novas famílias. Essas ações fazem parte do programa de responsabilidade social da Equatorial Piauí e busca impactar positivamente na vida das pessoas”, afirma Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da distribuidora.