Confira dicas para evitar golpe do Pix e se prevenir de outros crimes no carnaval

QR Code falso e hackeamento de dispositivos celulares também são praticas comuns dos golpistas nessa época do ano.

O carnaval, aguardado por foliões ávidos por blocos, circuitos e shows, também é uma época de grande movimentação para o comércio e serviços, gerando lucros expressivos. Em 2023, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a receita do Carnaval no Brasil atingiu a marca de R$ 8,18 bilhões. No entanto, parte desse montante é desviada por aproveitadores que se valem da aglomeração e da distração para cometer furtos e golpes.

 

CelularReprodução / Agência Brasil

Principais golpes no carnaval

É crucial ficar atento aos golpes, especialmente os envolvendo o Pix, o principal sistema de pagamentos do país. Durante o Carnaval, a grande quantidade de pessoas torna muitos mais suscetíveis a cair nesses golpes.

Os golpes mais frequentes incluem contas falsas de pagamento com QR Code, hackeamento de dispositivos para criar contas bancárias fraudulentas e roubo de contas em redes sociais. Além disso, criminosos utilizam posts em redes sociais, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens para divulgar promoções falsas.

 

Pix.Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Dicas para folia segura

Com essas medidas simples, é possível desfrutar do Carnaval com mais segurança, evitando cair em golpes e garantindo uma folia tranquila.