Tomaram posse nesta quarta-feira (01), deputados estaduais, deputados federais e senadores de todos os estados brasileiros. Como missão, os empossados terão que defender, acima de tudo, os interesses do povo e dos Estados que eles representam.
Sobre essa representatividade, as cidades maranhenses de Timon, Caxias e Codó, que são próximas e com muitas relações com a capital do Piauí, saem na frente de muitas outras cidades do estado vizinho. Isso porque os três municípios terão na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara dos Deputados em Brasília, deputados “nativos”, seja de nascença ou por adoção, eleitos com expressiva votação nas referidas cidades.
Timon
A cidade Timon continuará contando com a representatividade do deputado Rafael. Ele foi eleito para o terceiro mandato com 49.798 votos em 2022, sendo 16.112 dos eleitores timonenses.
Caxias
A cidade de Caxias, que em 2018 elegeu 03 deputados estaduais, terá agora 02 representantes da Alema, as deputadas Daniela e Claudia Coutinho.
A deputada Daniela, que é namorada do prefeito da cidade, Fábio Gentil, foi eleita para o seu segundo mandato com 47.277 votos na eleição de 2022, sendo 17.128 dos caxienses. A maior votação do município para deputado estadual no pleito.
Já a deputada Claudia Coutinho, que representa legado do ex-presidente da Alema, o também caxiense Humberto Coutinho, foi eleita para o seu primeiro mandado com 37.345 votos, sendo 9.543 dos eleitores caxienses.
A cidade também terá uma representante na Câmara dos Deputados em Brasília. A deputada Amanda Gentil, filha do prefeito Fábio Gentil, foi eleita para o seu primeiro mandato com 108.699 votos, dos quais 25.703 foram dos caxienses.
Codó
Já a cidade de Codó, terá como representante nativo na Alema o ex-prefeito da cidade, Francisco Nagib. O empresário foi eleito com 53.125 votos, dos quais 20.288 foram de eleitores de Codó.