Chuvas no PI: cinco rios entram em cota de atenção e 77 cidades estão em alerta

A previsão meteorológica indica precipitações que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Às  chuvas registradas nas últimas semanas no Piauí elevaram o nível de diversos rios, colocando cinco deles em cota de atenção em seis municípios do estado. O alerta foi emitido pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), indicando risco de inundações caso o volume das águas continue subindo.  

 

Rio Poti.Foto: Romulo Piaulino

Os rios monitorados são: Poti, Longá, Maratoan, Canindé e Piauí. Em Barras, o Rio Maratoan já se aproxima da cota de inundação, o que representa um risco para áreas ribeirinhas. O Rio Poti, por sua vez, está em cota de atenção nos municípios de Castelo do Piauí e Prata do Piauí, onde o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas chegou a 22 mm.  

No município de São José do Divino, a preocupação recai sobre o Rio Longá, também próximo de atingir sua cota de inundação, com um volume de 33 mm de chuva registrado nas últimas 24 horas. Já na cidade de Oeiras, a situação do Rio Canindé está sendo acompanhada de perto pelas autoridades. O mesmo ocorre em São João do Piauí, onde o aumento do nível do Rio Piauí já preocupa os moradores ribeirinhos.  

Alerta de chuvas para 77 municípios do Piauí 

Além da elevação do nível dos rios, 77 municípios piauienses estão sob alerta de chuva para o fim de semana, exigindo atenção da população. No norte do estado, 13 cidades estão em alerta laranja, incluindo toda a faixa litorânea, que vem registrando grande volume de chuvas nos últimos dias.  

A previsão meteorológica indica precipitações que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h. As condições climáticas aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.  

Entre os municípios que estão sob alerta laranja estão:  

- Bom Princípio do Piauí  

- Buriti dos Lopes  

- Cajueiro da Praia  

- Caxingó  

- Cocal  

- Ilha Grande  

- Joaquim Pires  

- Joca Marques  

- Luís Correia  

- Luzilândia  

- Madeiro  

- Murici dos Portelas  

- Parnaíba  

Diante desse cenário, a Semarh reforça a recomendação para que os moradores de áreas de risco permaneçam atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações da Defesa Civil para evitar transtornos e garantir a segurança da população.