O apresentador Fausto Silva recebeu um novo coração no último domingo (27/08),, apenas 19 dias após ter ingressado na lista de espera por um transplante de órgão do Sistema Único de Saúde (SUS), após ter sido diagnosticado com insuficiência cardíaca. O possível doador por trás desse procedimento foi identificado pelo Notícias da TV.
O doador em questão é Fábio Cordeiro da Silva, um jogador amador que, enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos, no litoral de São Paulo, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no sábado (26).
O jovem, com 35 anos, possuía o mesmo tipo sanguíneo que o apresentador e já havia expressado sua vontade de doar seus órgãos após sua morte.
A morte de Fábio foi confirmada na manhã de sábado, na Casa de Saúde de Santos, depois que ele foi encontrado inconsciente no apartamento onde estava trabalhando.
O hospital fica próximo ao clube Portuguesa Santista, que permitiu o pouso de dois helicópteros para transportar os órgãos no domingo.
"Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes", compartilhou o irmão do jogador, Flávio Cordeiro da Silva, em entrevista ao G1.
Transplante de coração
O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, foi submetido a um transplante de coração, no último domingo (27/08), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o dia 5 de agosto para tratar de insuficiência cardíaca.
O apresentador foi acompanhado pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares, segundo informações da Folha.
Leia também:
- Faustão está internado em hospital particular de SP com insuficiência cardíaca
- Faustão usa as redes sociais do filho para desmentir morte e tranquilizar fãs
- Faustão vai parar na UTI e entra na fila do SUS para transplante de coração
- Mesmo com quadro de saúde prioritário, Faustão deve esperar 3 meses por transplante
- Faustão passa por transplante cardíaco na tarde deste domingo (27)