Mikey Mandison, foi a grande vencedora da 97° edição do Oscar na categoria de melhor atriz pela interpretação de Ani, no filme Anora. Ela superou a nossa brasileira Fernanda Torres,pelo filme Ainda Estou Aqui e até a então favorita Demi Moore, pelo filme A Substância. Participavam também da disputa pela estatueta as atrizes Cynthia Erivo por Wicked e Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez. A cerimônia ocorreu na noite deste domingo (02) no Dolby Theatre, Los Angeles.
De família judia, Mikaela Madison Roseber, tem 25 anos, nasceu em Los Angeles e cresceu no Vale de San Fernando. Ela possui dois irmãos, sendo um deles seu gêmeo e duas irmãs, além disso, ambos os pais são psicólogos.
Sua primeira estreia como atriz foi em 2013, atuando em curtas-metragens, ela
ficou conhecida após interpretar papéis psicóticos como Susan Atkins em “Era uma vez em… Hollywood” em 2019 e a personagem Amber, no filme “Pânico” em 2022. Em 2024, Madison teve um papel coadjuvante na minissérie de suspense, “A Mulher no Lago".
Madison foi escalada por Sean Baker no filme de drama romântico, Anora. O personagem foi escrito para Madison depois que Baker assistiu suas performances em “Pânico” e “Era Uma Vez em... Hollywood”. Para interpretar o papel de Ani/Anora, ela precisou estudar russo e realizou suas próprias acrobacias, incluindo duas cenas de luta.
Anora foi o filme mais premiado da noite conquistando cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Direção.
Anora
Dirigido por Sean. S. Baker, o filme Anora, retrata uma jovem stripper do Brooklyn, conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias. Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva. Quando a notícia do casamento chega à Rússia, o conto de fadas é rapidamente ameaçado: os pais do jovem partem para Nova York com a irredutível intenção de anular o matrimônio.