"Ainda Estou Aqui" é indicado ao Oscar 2025 em Melhor Filme

Além disso, o filme também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no elenco principal.

O cinema brasileiro alcançou um marco inédito nesta quinta-feira (23), o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi indicado à categoria de Melhor Filme no Oscar 2025. É a primeira vez que uma produção brasileira disputa a principal categoria da maior premiação do cinema mundial. Além disso, o filme também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no elenco principal.

A cerimônia, que será apresentada por Conan O'Brien, acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a transformação de Eunice Paiva, mãe do autor, de uma dona de casa dos anos 1970 em uma das maiores ativistas de Direitos Humanos do Brasil, após o assassinato do marido, Rubens Paiva, pela ditadura militar. O elenco conta ainda com Selton Mello no papel de Rubens Paiva.

Fernanda Torres e o legado de sua mãe

A indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz marca outro momento histórico. É a primeira vez em 26 anos que uma atriz brasileira disputa a estatueta, sendo também a primeira desde que sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada por "Central do Brasil" (1998), também dirigido por Walter Salles.

Em entrevista, Torres comentou sobre a honra de dar continuidade ao legado de sua mãe:
"É emocionante ver o Brasil novamente em destaque no Oscar e, sobretudo, fazer parte dessa história tão impactante para o nosso país."

Orgulho nacional e reconhecimento ao Globoplay

"Ainda Estou Aqui" também se destaca por ser o primeiro longa original do Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo, celebrou as indicações:
"Esse reconhecimento reafirma nossa missão de contar histórias que reflitam a riqueza da cultura brasileira. É um orgulho imenso."

"Emilia Pérez" lidera indicações

Embora o Brasil tenha conquistado destaque, o francês "Emilia Pérez", um drama musical, lidera as indicações deste ano com 13 menções, seguido por "O Brutalista" com 10.

Indicados ao Oscar de Melhor Filme 2025

Representação brasileira em Melhor Filme Internacional

Na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil concorre ao lado de outras produções aclamadas, como "Emilia Pérez" (França), "Flow" (Letônia), "A Garota da Agulha" (Dinamarca) e "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha).

Esta é a quinta vez que o Brasil é indicado nesta categoria. Antes, o país foi representado por "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O que é isso, companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

Entre os outros indicados, nomes como Adrien Brody, Timothée Chalamet e Cynthia Erivo disputam nas categorias de atuação, enquanto produções como "Duna: Parte 2", "Nosferatu" e "Wicked" dominam as categorias técnicas.

O cinema brasileiro tem muito a celebrar, e o dia 2 de março promete ser histórico. Se o país sairá com o prêmio ou não, só o tempo dirá, mas já está claro que o talento nacional conquistou o mundo.