Aniversário de 180 anos de Parnaíba: veja a programação completa

Celebração conta com a inauguração de diversas obras pelo município, além de aulas e shows com atrações nacionais.

Iniciou no último sábado (10) a programação em comemoração ao aniversário de 180 anos da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A celebração conta com a inauguração de diversas obras pelo município, além de aulas e shows com atrações nacionais.

Parnaíba terá na noite desta segunda-feira (12), às 18h30, um aulão de dança na Praça do Amor 1 com Yan Tupi.

Em seguida, temos as apresentações musicais. Às 21h, terá a abertura das atrações com Bruna Mel, em seguida entra no palco o gigante Léo Santana e para fechar a noite, DJ Nando Passos.

Confira o convite do gigante!

Confira a programação completa do aniversário de 180 anos de Parnaíba.

DIA 10 sábado

DIA 11 domingo

DiA 12 Segunda-feira

Dia 13 terça-feira

Dia 14 quarta-feira

Dia 15 quinta-feira.

Dia 16 sexta-feira

Dia 17 sábado

Dia 18 domingo

Dia 19 segunda

Dia 20 terça

Dia 21 quarta

Dia 22 quinta

Dia 23 sexta

Dia 24 sábado

Dia 25 domingo

Dia 26 segunda

Dia 27 terça

Dia 28 quarta

Dia 29 quinta

Dia 30 sexta

Dia 31 sábado

Confira um resumo da história da cidade de Parnaíba

A região de Parnaíba, atraída por seu delta em mar aberto, foi explorada por navegadores e aventureiros como Nicolau Resende e Vital Maciel Parente. Padres jesuítas também chegaram antes dos bandeirantes paulistas, influenciando a ocupação indígena dos Tremembé. Localizada entre o rio Igaraçu e a Serra da Ibiapaba, a cidade tem seu nome possivelmente em homenagem ao distrito paulista de Parnaíba ou de uma palavra tupi.

Dois núcleos deram origem à cidade: Testa Branca e Porto das Barcas. Testa Branca era inicialmente uma fazenda de gado, enquanto Porto das Barcas prosperou como um importante centro comercial, impulsionado por embarcações e atividades de comércio administradas por João Paulo Diniz. Em 1758, Domingos Dias da Silva trouxe riqueza e desenvolvimento para o Porto das Barcas, que se tornou fundamental para a economia local.

Em 1762, foi criada a Vila de São João da Parnaíba em Testa Branca, mas a população preferiu residir em Porto das Barcas. Em 1801, o distrito recebeu o nome de Parnaíba e, em 1844, foi elevado à categoria de cidade. Nesse ano, começou a construção da Igreja Nossa Senhora da Graça, e em 1817, a Alfândega foi estabelecida para o controle dos escravos na região.

As informações são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)