Fábio Novo reverte movimento de Franzé no Diretório do PT e quer apressar decisão por nome

Fábio Novo instigou os 10 membros que foram substituídos a provocarem a reunião que culminou na anulação das substituições. E deu certo para ele.

A guerra, cada vez mais acirrada, entre Fábio Novo e Franzé teve novo capítulo na noite dessa quinta-feira(24). Em contraponto as substituições que foram feitas na noite de ontem(23), no diretório municipal do PT, foram anuladas pelo o Diretório Estadual do partido.

Toda essa movimentação tem relação direta com a escolha do candidato a prefeito de Teresina a ser escolhido pelo PT.

 

Fábio Novo e Franzé SilvaEzequiel de Sá / Lupa1

Fábio Novo e Franzé são os concorrentes a esta  escolha e têm protagonizado uma guerra em várias instâncias. Franzé usa a força de ser o presidente da Assembleia, já Fábio Novo se segura no apoio que tem do governador Rafael Fonteles, que não esconde sua preferência por Fábio.

 

Fábio Novo e Rafael FontelesReprodução



Em verdade, muito mais que em favor de Fábio Novo, o governador Rafael deixa claro ser contra Franzé. Não se sabe oficialmente o que motiva essa postura do governador, mas informalmente o que se diz é que o estranhamento dos dois vem desde governos passados, mais especificamente na relação ruidosa quando ambos eram secretários de Wellington Dias.
 

Governador Rafael Fonteles e Franzé Silva. - Foto: Ascom

Além dessa guerra relacionada ao diretório municipal, outra, ligada a pesquisas, está sendo travada em paralelo. 

Fábio Novo encomendou três pesquisas, simultâneas, em institutos diferentes. Franzé fez o mesmo, contudo, ao que se sabe, as pesquisas de Franzé eram da ciência de Fábio Novo, já as de Fábio Novo foram encomendadas em reserva.

 

Fábio Novo recebe novos apoios durante pré-campanha em Teresina. - Foto: Instagram


Aí reside mais um desencontro entre os concorrentes que juraram cumprir um ritual comum até que o resultado da disputa fosse anunciado. Além dessa polêmica, Franzé se diz vítima de uma orquestração para desestabilizar sua pré-candidatura e, claro, desconfia partir de simpatizantes de Fábio Novo. O exemplo mais recente foi a divulgação que Franzé teria desistido da disputa, fato que ele refutou de imediato .

 

Instagram de Franzé

No que se refere ao diretório municipal, com o retorno dos 10 membros originais, Fábio Novo volta a ter maioria sobre Franzé.

Nesse caso, Franzé sai derrotado e já sabe que tem minoria no diretório. 

A reunião de hoje teria sido provocada pelos 10  que foram destituídos  na noite de ontem. 

Esse movimento de reversão se sustentou em resolução nacional que prorrogou os mandatos dos integrantes dos diretórios. 

Agora é esperar novas etapas dessa guerra que se torna mais visceral a cada dia, pois Fábio Novo quer definição para a próxima semana e Franzé lutará com todas as forças para adiar para o final deste ano a decisão sobre o nome a ser escolhido, quando ele, Franzé, acredita que estará em melhor situação nas pesquisas e também conseguirá mudar o perfil votante do diretório municipal. A próxima semana será de muitas emoções