O presidente eleito neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um discurso em tom de união e prometeu governar para todos os brasileiros no primeiro pronunciamento após o resultado das eleições de 2022.
"A partir de 1° de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não para só aqueles que votaram em mim", afirmou Lula.
E complementou:
"Não existem dois Brasis. Existe um único povo, uma única nação. A ninguém interessa viver em um país dividido e em permanente estado de guerra. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo. É hora de baixar as armas que não deveriam jamais ter sido empunhadas", finalizou.
Votação
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foieleito e assume o cargo de presidente da República no dia 1º de janeiro de 2023, sucedendo o atual governante e concorrente, Jair Bolsonaro (PL). O petista foi eleito com 60.102.437 votos (50,88%) e o presidente Bolsonaro obteve 58.022.878.
No primeiro turno Lula conseguiu 6.187.159 milhões de votos a mais que o atual presidente da República, com uma vantagem de aproximadamente seis pontos percentuais. Lula conseguiu liderar com folga nos estados do Nordeste, com um destaque para o Piauí, que entregou mais de um milhão de votos para Lula em relação a Bolsonaro.