O ex-presidente Jair Bolsonaro presta depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (10), como parte da ação penal que investiga supostas tentativas de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A sessão, conduzida pela 1ª Turma do STF e supervisionada pelo ministro Alexandre de Moraes, também está sendo acompanhada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas dos acusados.
O interrogatório faz parte da investigação do chamado "núcleo 1" do processo, que envolve suspeitas como atuação em milícias digitais, disseminação de desinformação e articulações contra a ordem democrática. A defesa de Bolsonaro nega as acusações e busca afastar sua responsabilidade nos fatos investigados.
De acordo com o regimento do STF, o ministro Alexandre de Moraes conduz os questionamentos iniciais, seguidos pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e, por fim, pelos advogados de defesa.
Essa etapa do processo marca o fim da fase de produção de provas. Após os interrogatórios, o caso seguirá para a apresentação das alegações finais e, posteriormente, para julgamento. Se condenado, Bolsonaro e outros réus podem enfrentar penas que ultrapassam 30 anos de prisão.
Antes do depoimento, Bolsonaro declarou que pretende se manter focado nos fatos: “Não vou para lacrar… Estarei lá com a verdade do nosso lado”.