Durante viagem à China, o governador Rafael Fonteles reuniu-se com a direção do New Development Bank (NDB), Dilma Rousseff, e apresentou projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba, a fim de conseguir um financiamento para o projeto, importante obra para transporte de grãos na região Sul do estado.
O projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba consiste na construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até a região do Cerrado, no Sul do estado, para o transporte de grãos; uma hidrovia para o escoamento de mercadorias por meio do rio Parnaíba; e a união da via ferroviária de Teresina a Luís Correia, chegando ao Porto no município.
"A nossa ideia é conectar a produção do Sul do Piauí ao Porto de Luís Correia. O Intermodal trará muito desenvolvimento econômico ao Piauí nas próximas décadas", explicou Rafael Fonteles em uma publicação em suas redes sociais.
De acordo com o governador, o Intermodal é um projeto que a gestão aposta quanto à estrutura. "O projeto foi muito bem recebido pela presidente. Saímos daqui com a certeza de que o NDB irá nos ajudar com o financiamento do nosso Intermodal. Agora, seguiremos as tratativas com o Banco no Brasil", disse Rafael Fonteles.
Viagem internacional
O próximo ponto da viagem internacional é o Japão, onde o governador irá tratar de demandas futuras nas áreas do agronegócio, energias renováveis, indústria automotiva, tecnologia e hidrogênio verde.