O ato de manifesto tem previsão para acontecer nesta quinta-feira (16). Haverá mobilização em todas as unidades da Polícia Federal (PF) do país. A principal intenção do ato é chamar a atenção para a classe.
“Esperamos com isso chamar a atenção para uma situação que se arrasta sem uma razão convincente, visto que a proposta foi chancelada pelo próprio governo federal. Entretanto, mesmo diante desse fato histórico, o MGI ainda não apresentou os meios necessários à sua execução”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme dos Reis.
No fim de outubro, a categoria realizou uma paralisação com o mesmo intuito. O chamado "Dia D” contou com atos espalhados nas superintendências regionais e demais unidades da PF de todo o país. Em Brasília, cerca de 200 policiais e servidores administrativos da PF manifestaram em frente à sede da instituição.
Reajuste salarial
De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Feniper), policiais e servidores administrativos da corporação denunciam a falta de compromisso com a proposta de valorização dessas carreiras.
Os policiais federais receberam, como todos os servidores da União, reajuste de 9% en 2023. Porém, a categoria alega que a defasagem salarial atingiu, em média, 51% da remuneração dos profissionais nos últimos cinco anos.