Grupo de brasileiros em Gaza cruza fronteira com o Egito

Aeronave da Presidência da República aguarda para iniciar a décima viagem de repatriação desde o início do conflito no Oriente Médio

Brasileiros acompanhados pelo Governo Federal que aguardavam permissão de autoridades de Egito, Israel e da Autoridade Palestina cruzaram a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12).

O grupo de 32 pessoas foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação.

"Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa postagem em seu perfil na rede X.

 

Selfie de Hasan Rabee com o grupo de brasileiros instantes antes de concretizarem a saída de Gaza.Foto: Arquivo pessoal

Na chegada ao Brasil, o Governo Federal já tem uma operação de acolhimento montada. Em complemento ao apoio que terão de suas famílias no Brasil, eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Ficarão dois dias hospedados em Brasília.

“Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o Governo Federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, afirmou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo ele, não há prazo específico para o atendimento que será fornecido pelo Governo Federal aos repatriados.