O Fies, programa utilizado por estudantes para financiamento de graduação em instituições privadas, está com as inscrições abertas desde terça-feira (4) e permanecerá aberta até sexta-feira (7).
Para se candidatar às vagas, é necessário ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em qualquer uma de suas edições até a mais recente. Além disso, é necessário ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das cinco áreas do exame.
A escala de financiamento depende da renda do grupo familiar do candidato, que deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa, totalizando R$ 4.554,00.
Para o Fies Social, que reserva 50% das vagas dos estudantes no programa, é necessário ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 759,00. Também é necessário estar inscrito no CadÚnico.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal Acesso Único e fazer o login com a sua conta do Governo. Também é necessário fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas destinadas às pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas e com deficiência.
Após isso, deve preencher os campos colocando o estado, município, curso e instituição desejada, podendo escolher até três opções. Por fim, é só preencher os campos relacionados à renda do grupo familiar, confirmar a inscrição e salvar o comprovante da inscrição com a chave de segurança.
Os resultados da chamada regular serão divulgados no dia 18 de fevereiro e os estudantes pré-selecionados deverão concluir sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Os candidatos que não foram aprovados entram automaticamente na lista de espera, que será divulgada entre os dias 25 de fevereiro e 9 de abril.