Bolsonaro faz cirurgia para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal

Ex-presidente começou a apresentar mal-estar durante um evento do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11).

O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido neste sábado (13) a uma nova cirurgia em decorrência de um quadro persistente de suboclusão intestinal. O procedimento, chamado de laparotomia exploradora, está sendo realizado no Hospital DF Star, em Brasília, onde ele foi internado na noite de sábado (12) após agravamento dos sintomas.

 

Bolsonaro passa por cirurgia - Foto: Reprodução

Segundo nota oficial divulgada pela equipe médica, a decisão pela intervenção cirúrgica foi tomada após uma reavaliação clínica e exames de imagem que confirmaram a continuidade da obstrução, mesmo após tentativas de tratamento conservador. A laparotomia tem como objetivo liberar aderências intestinais — formações de tecido cicatricial que dificultam o trânsito normal no intestino — e reconstruir parte da parede abdominal.

A origem das aderências está relacionada às múltiplas cirurgias abdominais que Bolsonaro realizou desde 2018, após ter sido esfaqueado durante um ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). 

O ex-presidente começou a apresentar mal-estar durante um evento do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11). Inicialmente, os sintomas foram atribuídos a uma suboclusão intestinal, condição que provoca bloqueio parcial no intestino, impedindo a passagem de gases e fezes e gerando dor, distensão abdominal e náuseas.

Até o momento, não há previsão oficial de alta, e o hospital deve divulgar novo boletim médico após a conclusão do procedimento.

Confira a nota na íntegra

Brasília, 13 de abril de 2025 - O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star