A disputa pela Prefeitura de Oeiras, a 280 km de Teresina, pode revelar surpresas nos próximos dias. Com a pré-candidatura do petista Ícaro Carvalho em terceiro lugar e crescendo abaixo do esperado, a viabilidade dele na disputa eleitoral já começa a ser colocada em xeque dentro do próprio grupo. Mas não é só isso.
Fontes ouvidas pela coluna sob reserva revelam que o próprio Ícaro considera que o governador Rafael Fonteles (PT) não está dando o empenho esperado em favor da sua pré-candidatura. A percepção de que Fonteles não anda empolgado com a eleição de Ícaro aumentou depois de uma reunião do pré-candidato com o gestor estadual.
Ícaro revelou essa percepção a pessoas próximas. Ele também se reuniu recentemente com o pré-candidato Hailton Alves (Solidariedade), que lidera as pesquisas até aqui. Deputados do PT também participaram do encontro dele com Hailton. A possibilidade de uma eventual desistência do petista ganhou força após o encontro.
Presentes no encontro, os deputados petistas Franzé Silva, Dr. Vinícius, Francisco Limma e Dr. Francisco Costa teriam convencido Ícaro a desistir.
Não tirou nada de Hailton
Hailton e deputados do PT que o apoiam (Divulgação)
Membro destacado da família Tapety ouvido por esta coluna confirma que o grupo esperava mais empenho do governador. Uma das queixas é que Rafael até agora não tirou nenhum cargo indicado por Hailton e seus aliados em Oeiras. Na avaliação dos defensores de Ícaro, se Rafael quisesse mesmo derrotar Hailton teria "cortado as asas dele".
Outro ponto questionado é o fato de Rafael permitir que os deputados estaduais Franzé Siva (PT), Hélio Isaías (PT) e Evaldo Gomes (Solidariedade), membros da base aliada do governo estadual, articulem e atuem fortemente na pré-campanha de Hailton em detrimento da presença de Ícaro na disputa.
A decisão é dele
Família Tapety joga decisão para Ícaro (Divulgação)
A mesma fonte ouvida pela coluna avalia que sem o empenho do governo estadual, dificilmente Ícaro conseguirá deslanchar. Diante desse cenário, conta que é momento de pensar num recuo e consequentemente em uma composição com Hailton, assim como estava previsto antes da cisão no grupo de oposição em Oeiras.
No núcleo Tapetys, o entendimento é de que qualquer decisão agora está nas mãos de Ícaro. Se ele optar por recuar, a decisão será apoiada. "O próprio Ícaro tem sentido que as coisas da parte do Karnak estão arrefecendo. Agora a decisão é dele. Está entregue a ele", contou um dos mais notáveis aliados do pré-candidato petista.
Dispensa ser vice
Ícaro Carvalho (Reprodução/Instagram)
Caso decida recuar, Ícaro já deu a entender que não tem pretensão de ser vice de Hailton. Inicialmente, antes da divisão no grupo, a chapa seria Hailton prefeito e Ícaro vice. Agora, ele demonstra não ter mais interesse na vaga. "Ele está certo em não querer. Nem ficaria bonito ele ser vice depois de tudo que aconteceu", disse a fonte.
Embora ainda não tenha nenhuma decisão, os comentários internos no grupo dos Tapetys é que o ex-deputado estadual Mauro Tapety (MDB) será o vice de Hailton.
Uma outra fonte ouvida, esta mais afoita nas conclusões, garantiu que a desistência já tem o aval do próprio governador Rafael Fonteles.
Deputado confirma
Dep. Evaldo Gomes (Foto: Thiago Amaral/Alepi)
Procurado pela coluna, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) confirmou que ele e outros deputados do PT que apoiam Hailton se reuniram com Ícaro Carvalho em Teresina. De acordo com Evaldo, está tudo "bem encaminhado" para que Ícaro recue da pré-candidatura e apoie Hailton.
"Tivemos uma conversa muito boa. Acho que nessa semana teremos uma decisão em favor dessa aliança", disse.
Sem a união, eleição fica difícil
Hailton Alves e os deputados que o apoiam avaliam que a adesão de Ícaro é crucial para a vitória. Com a oposição dividida, sem apoio do PT e do MDB local, os mais ponderados no entorno de Hailton, e ele próprio, entendem que a eleição seria quase impossível, mesmo com a liderança de momento nas pesquisas. Duas candidaturas de oposição só favoreceria a situação. Por isso, existe toda uma operação para que Ícaro recue em favor de Hailton.
De um jeito ou de outro, os próximos dias prometem na primeira capital...