Vereador eleito de Teresina e candidato a presidente do diretório regional do PT no Piauí, o petista João Pereira avalia que o partido é muito ruim de comunicação e está perdendo na disputa de narrativas. Em entrevista à TV Lupa1, ele avaliou que a sigla precisa urgentemente melhorar a forma como se comunica com a população.
"Nós estamos perdendo na narrativa e aí está o erro. Nós somos muito ruins de comunicação e se não tem uma boa comunicação, a população não entende o que nós estamos fazendo. Eu acho que precisamos melhorar na comunicação. A gente faz uma coisa aqui, aí já chega uma fake news desmentindo [as realizações dos nossos governos] e a gente não tem a capacidade de, na mesma velocidade, desfazer uma mentira", falou o petista.
Banheiros unissex
Ao falar sobre narrativas, João Pereira garantiu que o PT nunca defendeu a implantação de banheiros unissex nas escolas e órgãos públicos do País. Ele reconhece, contudo, que o partido não tem conseguido combater esse tema.
"Tem a história dos banheiros unissex. A gente sabe que é mentira, mas está lá, dizendo que o PT está defendendo banheiros unissex, coisíssima nenhuma. O PT não defende isso, mas tem os cards e as fake news que dizem que é. Por isso que digo que nós estamos perdendo e muito nas narrativas. Nós não temos a capacidade de desmentir, por exemplo, essa questão dos banheiros unissex nas creches.", argumentou.
Na campanha municipal em Teresina, uma fala controversa do então candidato a prefeito Fábio Novo (PT) sobre o tema gerou críticas e foi bastante explorada por adversários.
Aliança com Ciro Nogueira
Na entrevista, João Pereira foi questionado sobre a possibilidade de aliança do PT com o Progressistas do senador Ciro Nogueira em nível nacional e também no Piauí. De acordo com ele, o presidente Lula tem uma base política bastante fragilizada e precisa de novos aliados. Para o petista, em política não pode haver "ranço".
"No primeiro mandato de deputado do Assis Carvalho (1961-2020), quem foi fazer uma palestra para todos os assessores foi o [publicitário] Silvio Leite. Na época ele disse assim: 'quem quer ser político não pode ter ranço'. O presidente Lula hoje está fragilizado, nós precisamos ter uma base maior de deputados e senadores. No momento em que houver esse diálogo e a decisão for tomada em nível nacional, consequentemente essa decisão vem para o estado e quando chegar aqui nós vamos analisar.", comentou.
Secretariado de Silvio
João Pereira foi perguntado também sobre o secretariado escolhido pelo prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes (União). O petista garante que será um vereador de oposição, porém, avaliou positivamente os nomes anunciados.
"Eu achei um secretariado à altura, um secretariado técnico que Teresina estava precisando. O fato de ter sido eleito na oposição não me dá o direito de diminuir o secretariado do Silvio. Eu vejo como um bom secretariado. Estou torcendo para que, de fato, eles consigam resolver os gargalos que afligem o povo mais pobre da nossa cidade. Eu andei em todas as comunidades de Teresina e ouvi as dificuldades do povo. Então eu tenho que ajudar [a gestão], já que fui eleito vereador.", afirmou o petista.
Confira a entrevista completa: