Silvio Mendes rechaça desunião com Bárbara: "Impossível, zero possibilidade"

Ex-prefeito e pré-candidato afirma que ele, Bárbara e Luciano Nunes estarão unidos e mais fortes em 2024.

O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil) garante que é zero a possibilidade dele e da deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) terem algum atrito que leve a um afastamento entre os dois. Silvio assegura que quem espera um eventual mal-estar entre os pré-candidatos da oposição a prefeito de Teresina vai se decepcionar.

Silvio Mendes (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

A declaração ocorreu durante lançamento de um manifesto da oposição por Teresina ontem, terça-feira (12), na sede do União Brasil. O encontro reuniu, além de Silvio e Bárbara, o também pré-candidato a prefeito Luciano Nunes (PSDB) e outras lideranças oposicionistas.

"Querer causar desunião entre a Bárbara e eu e o Luciano, isso não vai acontecer. É impossível acontecer, zero possibilidade. Nós somos previsíveis, nós não manipulamos a opinião pública. O nosso oferecimento, lembrando Churchill lá na 2ª guerra, é de trabalhar, trabalhar, sangue, suor e lágrimas por Teresina.", afirmou Silvio Mendes.

Bárbara também garante união

Bárbara do Firmino (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

A deputada Bárbara foi na mesma direção e garantiu que os comentários sobre atrito entre ela e Sílvio não passam de pura especulação. Ela assegura que o bloco de oposição formado por PSDB, Progressistas e União Brasil estará todo unido em 2024.

"É importante a gente ressaltar o quanto nós estamos unidos em prol da nossa Teresina, o quanto nós queremos esse sentimento de retomada, de mudança, de reconstrução da nossa capital. Muitas pessoas falam que a gente tem atritos internos, que temos problemas, mas isso é pura especulação, pois nós realmente estamos unidos, estamos juntos e vamos seguir assim até o final.", falou.

| Fala, Klebão!

Kleber Montezuma (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

O ex-secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, avalia que não adianta ninguém querer se valer do legado do ex-prefeito Firmino Filho se não estiver no grupo ao qual o ex-gestor pertencia. Para Kleber, é natural as forças políticas quererem cooptar lideranças, porém, diz que a população vai saber identificar que o candidato que representa o grupo de Firmino está no bloco PSDB/União Brasil e Progressistas.

Do nosso lado

Montezuma citou os nomes de Silvio Mendes, Bárbara do Firmino, Luciano Nunes e o dele próprio como exemplo de políticos "que são a cara de Firmino" porque trabalharam muito tempo com ele e não mudaram de lado. "É preciso que tenhamos um prefeito que realmente se possa confiar. E esse candidato está do nosso lado, eu não tenho a menor dúvida. A cidade reconhece que ele está do nosso lado", falou.

| PT vai ter candidato

Hélio Isaías no Diretório Regional do PT (Foto: Reprodução/Instagram)

O Diretório Estadual do PT no Piauí decidiu na noite de ontem, terça-feira (12), que o partido vai ter candidato próprio a prefeito de São Raimundo Nonato. A decisão é fruto de articulação do deputado estadual Hélio Isaías (PT) que, desde o rompimento com o grupo do senador Marcelo Castro (MDB) em São Raimundo, tem feito de tudo para se mostrar "mais aliado" do Palácio de Karnak que o senador.

Petista raiz?

O racha entre os dois grupos na cidade de São Raimundo Nonato fez Hélio se engajar até nas atividades do diretório, coisa que ele nunca tinha feito em nenhum partido por onde passou. A intenção é se mostrar um "petista raiz" para ver se o governador Rafael Fonteles o enxerga assim e, com isso, apoie seu grupo na eleição municipal.

Reação local 

Tão logo soube da decisão do Diretório Estadual, o presidente municipal do PT de São Raimundo Nonato, Valdeci Alves de Campos, reagiu. Ao Lupa1, ele afirmou que vai recorrer à Executiva Nacional do PT para derrubar a decisão. 

Valdeci disse que a maioria do diretório municipal decidiu que o partido apoiará Rogério Castro (MDB) para prefeito. Ele ainda acusou a prefeita Carmelita Castro de anunciar a pré-candidatura petista de uma pessoa que ainda não é filiada ao PT, sem sequer chamar os membros do diretório local da sigla para uma reunião.

Ele se refere ao produtor cultural Isaías Neto, sobrinho de Hélio Isaías, nome escolhido pela prefeita e o deputado para sua sucessão em 2024. O casal promete filiar o rapaz no PT. 

| Movimentos de Franzé

Deputado Franzé (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Depois de perder a disputa interna no PT para Fábio Novo, o deputado estadual Franzé Silva ficou uns dias recluso, mas está agindo nos bastidores. Até agora pouco disposto a colaborar com a campanha do colega de partido, o presidente da Assembleia procurou outros pré-candidatos para conversar. Ainda inconformado com a forma como foi derrotado, Franzé abriu algumas frentes de diálogo com outros nomes.

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) foi um dos que Franzé procurou e com quem conversou bastante sobre 2024.