PT vai de Fábio Novo de novo

Deputado estadual será novamente candidato a prefeito de Teresina; em 2020, ele foi o quarto colocado.

Após uma intensa disputa interna que se arrastou por vários meses e que pegou fogo nos últimos dias, o PT decidiu no começo da noite de ontem, quarta-feira (30), que o deputado estadual Fábio Novo será o candidato do partido a prefeito de Teresina em 2024.

Empurrado pelo apoio do governador Rafael Fonteles, o parlamentar derrotou na corrida interna o também deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, que vinha investindo alto em sua pré-campanha desde o começo do ano.

Fábio Novo é o nome do PT disputar a Prefeitura de Teresina (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

Apesar do nome, Fábio Novo não é uma novidade. Será a segunda vez que o PT vai apostar nele numa eleição para prefeito da capital. Em 2020, o deputado foi candidato ao Palácio da Cidade com apoio do então governador Wellington Dias (PT) e ficou na quarta colocação.

Nas eleições de 2022, ele foi o 8º deputado estadual mais votado em Teresina, com pouco mais de 11 mil votos na cidade.

Essa não será a primeira vez que o PT insiste no mesmo nome para prefeito de Teresina em mais de uma eleição. Desde 1985, quando as eleições nas capitais voltaram a ser pelo voto direto, os petistas Antônio José Medeiros, Nazareno Fonteles e Wellington Dias também foram candidatos duas vezes a prefeito. Todos foram derrotados.

Fábio Novo será, portanto, o quarto petista a tentar mais de uma vez.

Formado em jornalismo, ele está no quinto mandato seguido de deputado estadual (o primeiro como suplente em exercício e outros quatro como titular). Fábio Novo começou a trajetória política ao se eleger vereador de Bom Jesus, no sul do Estado, em 1996, quando tinha 21 anos. Na época era filiado ao PSDB e por muito tempo foi tucano.

É com Novo, um velho conhecido da política, que o PT vai tentar interromper em 2024 um ciclo de quase 40 anos de derrotas em disputas pela Prefeitura de Teresina.

| Briga é briga

Franzé Silva e Fábio Novo (Fotos: Lupa1)

Depois que o PT definiu o nome de Fábio Novo como candidato da sigla à Prefeitura de Teresina, começou aparecer vários petistas elogiando o pré-candidato derrotado Franzé e dizendo que os dois estarão juntos e unidos em um mesmo propósito nas eleições de 2024. Balela pura! Franzé está indignado com a derrota e se pudesse não enxergava Fábio Novo por tão cedo. É óbvio que ele não irá apoiar outro candidato nem fazer campanha contra o seu partido. Jamais! 

Talvez vá apenas pescar, ajudar na campanha de alguns aliados no interior e também curtir com a família entre agosto e outubro de 2024. Ele não terá muito o que fazer em Teresina nesse período.

| Campanha para Bolsonaro

Margarete Coelho em campanha para Bolsonaro em 2022 (Foto: Reprodução/Instagram)

Com a ex-deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) prestes a ser anunciada para a presidência da Caixa Econômica Federal, o jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagem lembrando que ela fez campanha para Jair Bolsonaro (PL) em 2022. A publicação mostra fotos de Margarete em eventos de apoio ao então presidente onde aparece vestida numa camiseta com a frase "Mulheres com Bolsonaro". 

A reportagem também cita a grande proximidade dela com senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas e opositor de Lula.

| Impeachment

Câmara dos Deputados (Jefferson Rudy/Ag.Senado)

Parlamentares de oposição ao presidente Lula na Câmara dos Deputados protocolaram um novo pedido de impeachment contra o petista por ele ter chamado o impeachment da ex-presidente Dilma de "golpe". No pedido, assinado por 41 deputados federais, é mencionado discurso de Lula em recente viagem à África do Sul onde o presidente disse que é preciso reparar Dilma pelo "golpe" que ela sofreu em 2026. 

Os deputados citam que o discurso foi veiculado em site oficial do governo e alegam que Lula mentiu ao falar que Dilma foi inocentada. Diante disso, consideram que o petista, assim como Dilma em 2016, também cometeu crime de responsabilidade. 

É só mais um pedido que não vai dar em nada!

| No Piauí

Presidente Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Lula (PT) desembarca na manhã desta quinta-feira (31) em Teresina, onde vai comandar evento de lançamento do programa Brasil Sem Fome, uma espécie de reedição do Fome Zero, lançado há duas décadas também no Piaui. Também haverá lançamento do Novo PAC, que já foi lançado nacionalmente em evento em Brasília três semanas atrás. A visita desta quinta-feira é a primeira de Lula ao Piauí no seu terceiro mandato como presidente da República.