O pré-candidato a prefeito de Parnaíba, Hilder Monção (PSB), afirmou nesta terça-feira (28) em entrevista ao Lupa1 que manterá a pré-candidatura mesmo se o governador Rafael Fonteles (PT) escolher o deputado estadual Dr. Hélio (MDB) como candidato da base governista estadual na cidade. Monção é aliado do Palácio de Karnak, diz que trabalha para ter o apoio do governador, mas já não condiciona sua continuidade no páreo apenas à escolha do gestor estadual.
"Com certeza [continuarei na disputa se não for o escolhido]. Nós temos um projeto, temos um grupo, um bloco. Nós temos um compromisso com a população. Não se vai para a rua aguardando somente o posicionamento se o governador vai ou não vai apoiar", garantiu Monção, que lidera algumas pesquisas de intenção de voto.
O pré-candidato explica que o governador Rafael Fonteles tem uma base em Parnaíba que se dividiu em dois grupos. Ele acredita que Rafael vai tentar um consenso que reúna todos os aliados, porém, se não conseguir, espera que o gestor estadual adote postura compreensiva e até de neutralidade diante de duas candidaturas da sua base.
Hilder diz que não recua (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)
Atualmente, Hilder diz ter entendimento com o vereador Ricardo Veras, o ex-prefeito Zé Hamilton, o também pré-candidato e ex-deputado estadual Tererê, o vereador André Neves, o atual vice-prefeito Beto Teles, o ex-vice-prefeito Samarone e outras lideranças. A maioria delas votou em Rafael Fonteles nas eleições de 2022.
OUTROS ASSUNTOS
| Consulta ao TSE
Joel Rodrigues (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
O presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, confirmou ontem (28) à esta coluna que a Executiva nacional do partido está fazendo uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se ele pode ou não concorrer nas eleições de 2024. A dúvida se dá porque Joel, que era prefeito de Floriano no segundo mandato seguido, renunciou ao cargo em abril de 2022 para concorrer ao Senado, disputa em que quase derrotou Wellington Dias (PT).
Vira opção
Joel afirmou ainda que se tiver aval da Justiça Eleitoral para concorrer, ele vira opção da oposição para ser vice de Sílvio Mendes (União Brasil) em Teresina. "Não quer dizer que, uma vez o TSE confirmando que é possível, eu serei candidato. Será um nome a mais colocado à mesa de discussão no momento em que for discutir essa composição."
| Ela se via no espelho
Harmonia entre Gracinha e Hélio não existe mais (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) não deixou sem resposta a entrevista em que a deputada Gracinha Mão Santa atribuiu a ele termos como "arrogante", "ganancioso" e "opressor". Ao Lupa1, Dr. Hélio disse que Gracinha certamente estava se vendo no espelho quando usou essas palavras para atingi-lo. "Eu acho que a deputada estava se olhando no espelho e ela encontra todos esses adjetivos na imagem dela. Todo mundo sabe que é assim.", retrucou Hélio.
Ansiosa
Hélio afirmou ainda que Gracinha está ansiosa por causa das pesquisas de intenção de voto que o mostram bem posicionado. "Eu sei que a deputada está ansiosa. É uma amiga. Quero pedir tranquilidade. Eu tenho percebido que as pesquisas têm perturbado muito o conforto, enquanto pessoa, da deputada. Eu tenho certeza que ela tem que fazer um malabarismo de consciência para falar mal do Dr. Hélio", respondeu.
| Homenagem em Picos
Ex-senador Elmano (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
O ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) será homenageado com a Medalha Coelho Rodrigues, maior honraria honorífica do município de Picos. A entrega da medalha vai acontecer nesta quinta-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal de Picos. A honraria a Elmano foi proposta pelo vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).
Serviço prestado
Ao longo do mandato de senador, Elmano destinou recursos para obras de infraestrutura na cidade de Picos. Nas eleições de 2022, Elmano ficou entre os mais votados para o cargo de deputado federal em Picos.