O Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio do promotor de Justiça de Barro Duro, Ari Martins, instaurou um procedimento administrativo para apurar episódio em que um professor da rede estadual enviou vídeo de uma briga de dois adolescentes para a TV Meio Norte. As imagens da confusão foram mostradas no programa Ronda Nacional.
A briga aconteceu em junho deste ano na Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão, em Barro Duro, a 100 km de Teresina. A mãe de um adolescente de 16 anos envolvido na briga denunciou à Promotoria que um professor recebeu o vídeo de alguns estudantes e mandou a gravação para a emissora de TV, que exibiu as imagens no mesmo dia.
De início, o promotor notificou a Gerência Regional de Educação (GRE), por meio da Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão, para que instaurasse uma sindicância para apurar o caso e enviasse os resultados à Promotoria. No dia 10 deste mês, seis meses após o fato, o promotor cobrou da GRE o resultado da sindicância, mas não teve retorno.
Diante da ausência de respostas, o promotor Ari Martins determinou que a denúncia feita pela mãe do adolescente de 16 anos seja transformada em processo administrativo no âmbito da Promotoria de Justiça para que o próprio órgão possa apurar o caso.
| Demonstração de reconhecimento
Dep. Gustavo Neiva (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)
A avaliação do deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) após comemoração de aniversário em que o senador Ciro Nogueira reuniu 91 prefeitos é que os gestores municipais são gratos ao senador. Para o deputado, Ciro foi o político piauiense que mais destinou recursos em toda a história para as cidades piauienses e os prefeitos reconhecem.
Não quebra o vínculo
Gustavo Neiva ainda considerou que alguns prefeitos que se filiaram ou estão se aproximando de partidos da base do governo estadual seguem mantendo o vínculo político com Ciro Nogueira.
| Nome de Jeová ganha força
Jeová Alencar (Foto: Andressa Martins/Lupa1)
Recente pesquisa de intenção de votos em que o deputado estadual licenciado e superintendente da Saad Sul Jeová Alencar (Republicanos) aparece em 3º lugar para prefeito de Teresina fez o nome do político ganhar força entre aliados do Palácio da Cidade. Mesmo sem fazer pré-campanha e sem nunca ter dito publicamente que pretende concorrer à Prefeitura, Jeová se consolida como nome mais forte no grupo da atual gestão. O desafio é fazer o prefeito Dr. Pessoa recuar da reeleição.
O que dizem os aliados
Entusiastas de uma candidatura de Jeová avaliam que, se mesmo sem dizer que é pré-candidato e sem poder fazer pré-campanha declarada, ele aparece competitivo, imagina se ele jogar o time na rua e for pra cima. Os números pró-Jeová não nos permite dizer que seus aliados não têm razão.
| Civilidade que o Brasil não viu
Fernandez e Milei se reuniram (Foto: Divulgação)
O estilo do presidente eleito da Argentina Javier Milei é muito mais "agressivo" com seus adversários da esquerda do que era - ou é - Jair Bolsonaro com os seus aqui no Brasil. Mesmo assim, Milei já se reuniu com o atual presidente Alberto Fernandez, num gesto de civilidade de ambas as partes. No Brasil, Lula e Bolsonaro nem cogitaram a possibilidade de encontro após as eleições. Nenhum deles.
De ambas as partes
Os dois líderes brasileiros se fecharam para qualquer gesto de civilidade que demonstrasse uma transição respeitosa. O estilo de Bolsonaro já indicava como seria seu comportamento pós-derrota e o discurso de união e pacificação de Lula nunca passou de fachada.