MDB: um partido para todos os gostos na eleição em Teresina

Sigla com segunda maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí está totalmente fragmentada em relação à disputa pela prefeitura da capital.

Com a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí com 11 deputados (nove titulares e dois suplentes em exercício), o MDB está totalmente dividido quando o assunto é a eleição municipal em Teresina. E essa divisão não é apenas sobre a preferência dos parlamentares por algum pré-candidato. Ela vai além.

No MDB, existe o bloco dos que apoiam um nome próprio (e há divisão nele), outros que vão apoiar o PT, outros que até aqui preferem não se comprometer com ninguém e outros que não vão estar nem aí para a eleição em Teresina.

Diretório do MDB no Piauí (Foto: Google)

Os deputados estaduais Dr. Hélio e Pablo Santos serão candidatos a prefeito de Parnaíba e Picos, respectivamente. De olho em suas próprias candidaturas, esses dois estarão pouco se lixando para a disputa pela prefeitura na capital.

João Mádison, Ana Paula e Ziza Carvalho já declararam apoio público ao pré-candidato Fábio Novo (PT).

A suplente Simone Pereira está "num pé e noutro" para apoiar Fábio Novo e até tem tido seu nome cotado para compor como vice do petista. Porém, uma decisão dela depende da definição do também deputado estadual Georgiano Neto, um pseudo-emedebista, seu padrinho político, que por enquanto não declara apoio a ninguém. Ele não é de ficar em palanque oposto ao Palácio de Karnak, mas prefere não se comprometer nessa querela do MDB.

Os deputados Coronel Carlos Augusto e Severo Eulálio são os mais calados quando o assunto é a eleição em Teresina. Severo ganhou do governador Rafael Fonteles (PT) o presente de ser presidente da Assembleia Legislativa no 2º biênio, algo que jamais conseguiria com esforço próprio. Logo, dificilmente fará declaração de apoio a alguém que não seja da predileção do Palácio de Karnak.

Henrique Pires e Paulo Márcio: pré-candidatos do MDB a prefeito (Fotos: Lupa1)

Diante de tudo isso, só restam dois deputados do MDB: Henrique Pires e Felipe Sampaio. Eles são os únicos, até aqui, declaradamente apoiadores de uma pré-candidatura própria do partido ao Palácio da Cidade, porém, se dividem quanto ao nome.  

Henrique Pires é, ele mesmo, pré-candidato a prefeito. Já Felipe Sampaio é o único a apoiar a pré-candidatura do médico Paulo Márcio, nome que o vice-governador e cacique do MDB Themístocles Filho tenta emplacar como candidato do partido a prefeito.

Esse é o MDB: para todos os gostos.

| Não sobra nada

Grupo de Marcelo rompeu com o casal Hélio Isaías e Carmelita em São Raimundo NonatoO senador Marcelo Castro (MDB) elencou, dando detalhes, as razões para o seu grupo político em São Raimundo Nonato ter rompido com a prefeita Carmelita (PT) e lançado a pré-candidatura do vice Rogério Castro (MDB) a prefeito. Segundo o senador, além do grupo da prefeita ter definido o nome do sucessor sem consultá-los, também definiram que o deputado federal Merlong Solano (PT) vai indicar o vice e ainda fechou com Zé Santana para deputado federal em 2026.

Só faltou dizer: 'Saiam'

Para Marcelo, o grupo da prefeita e do marido dela, o deputado estadual Hélio Isaías (PT), só faltou convidá-los a sair. "Então não tinha vaga de prefeito pra nós, não tinha vaga de vice pra nós nem tinha vaga de deputado federal para nós. Eles só faltaram dizer assim: 'Saiam que vocês não são bem recebidos aqui no nosso grupo."

| Eleições no litoral

De olho na eleição, empresários se reuniram

Os empresários Erivelton Fontenele (Progressistas) e Valdeci Cavalcante se reuniram para discutir o cenário eleitoral de 2024 em Parnaíba. Pré-candidato a prefeito, Erivelton apresentou seu projeto para disputar a Prefeitura da cidade, que, segundo ele, tem como foco o empreendedorismo de resultados e a geração de emprego e renda com base no potencial turístico e econômico da região. O encontro foi na última sexta-feira (6).

Os dois são pré

Erivelton representa em Parnaíba o grupo que era ligado ao ex-prefeito de Teresina Firmino Filho [1963-2021] e se apresenta como pré-candidato a prefeito. Já Valdeci tem observado o cenário e sido lembrado como possível candidato. Contudo, a única certeza que ele diz ter é não se furtar de discutir sobre o futuro de Parnaíba.

| Quase vão pro tapa

Colegas tiveram que apartar a briga (Foto: Reprodução)

Os deputados federais Lindbergh Farias (PT) e Carla Zambelli (PL) precisaram ser apartados de uma discussão intensa para que não fossem para o tapa ontem (9) no plenário da Câmara dos Deputados. Se direcionando à Zambelli, o petista chamou a base bolsonarista de "desesperada" e depois Zambelli disse que Lindbergh "é um homem que não consegue honrar nem o que tem no meio das pernas".

A discussão

Os dois deputados esquentaram os ânimos quando falavam sobre terrorismo. Zambelli disse que Lindbergh "não foi homem o suficiente" para responder a ela se o grupo Hamas é terrorista. Já ele disse que terroristas são os bolsonaristas que quiseram soltar uma bomba em Brasília em dezembro de 2022.