Passados 17 dias das eleição municipal, o senador Marcelo Castro, presidente regional do MDB, admitiu nesta quarta-feira (23) que a derrota da base do governador Rafael Fonteles (PT) na cidade de Parnaíba era uma certeza que ele e muitos outros tinham, mas não podiam falar. Na avaliação do senador, todos sabiam que o candidato apoiado pelo atual prefeito Mão Santa seria o vencedor na cidade litorânea.
"Em Parnaíba, todo mundo sabia que o [grupo do] Mão Santa ia ganhar a eleição. Quem é que não sabia? A pessoa podia não dizer. Eu sou presidente do MDB, o candidato que perdeu lá é o Dr. Hélio, do MDB. Eu poderia dizer que ele ia perder? Não, seria um desastre. Mas todos nós sabíamos. Nas conversas internas todo mundo sabia. Isso já estava precificado.", disse o senador em entrevista à TV Lupa1 em Brasília.
Apesar do grande esforço do governador Rafael Fonteles (PT) e de toda a sua base aliada para tentar eleger o deputado estadual Dr. Hélio, o candidato teve apenas 30,14% dos votos válidos, enquanto Francisco Emanoel (Progressistas) teve 59,09% e venceu com folga. Foi praticamente o dobro da votação obtida por Hélio.
Em Floriano também
De acordo com Marcelo Castro, todos também sabiam que o candidato apoiado pelo Palácio de Karnak seria derrotado na cidade de Floriano, a 244 km de Teresina. Lá, o atual prefeito Antônio Reis (PSD), ligado ao grupo do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e ao deputado federal Júlio César, venceu Marcus Vinicius Kalume (PT) por uma diferença de quase 4 mil votos.
"Como lá em Floriano também todos nós sabíamos que o prefeito iria ganhar, porque é um prefeito bem avaliado", concluiu o senador emedebista.
Veja também:
Derrotado com o dobro de votos, Dr. Hélio diz que eleição em Parnaíba foi "disputada"