O berço continua sendo o principal critério para se entrar na política do Piauí. Lançar filhos e esposas candidatos se tornou tão trivial que boa parte dos políticos já não disfarça na hora de tirar a mamadeira dos herdeiros e lançá-los na vida pública. Não é uma realidade só do Piauí, é verdade, mas aqui o problema é bastante acentuado.
A bola da vez é protagonizada pelo deputado estadual João Mádison (MDB), que colocou na cabeça a ideia de tentar emplacar o filho João Mádison Filho como candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa que deverá ser encabeçada pelo petista Fábio Novo. Para "encangar" o menino na política, João Mádison compra briga no próprio partido.
O deputado é o maior crítico da ideia de candidatura própria do MDB e trabalha para melar a pré-campanha do médico e diretor do Hospital Universitário da UFPI Paulo Márcio, nome lançado pelo vice-governador Themístocles Filho. Para João Mádison, o MDB tem que se abraçar logo com Fábio Novo e esquecer essa história de candidato próprio.
Mádison anda dizendo por aí que Paulo Márcio não tem viabilidade nem história no MDB para disputar a prefeitura da capital pelo partido, mas, por outro lado, acha que seu filho tem todos os predicados para a vida pública e por isso defende que o menino seja vice de Fábio Novo. Seria uma entrada triunfal na política já começar sendo vice-prefeito.
João Mádison pode não ser um bom deputado, mas ninguém pode dizer que ele não é um bom pai.
| Governo sem base
Wellington Dias (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)
O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) reconhece que o governo do presidente Lula ainda não tem uma base política estável no Congresso Nacional. Prestes a completar um ano no Planalto, a administração petista sofre para aprovar pautas na Câmara e no Senado [e quando aprova é com apoio de parte da oposição]. "Ninguém nunca escondeu: o presidente Lula foi eleito com uma minoria na Câmara e no Senado", falou Dias esta semana.
Confiante
Contudo, o ministro piauiense acredita que Lula ainda vai conseguir a tão esperada estabilidade no Congresso. "Um sinal positivo é que aqueles projetos essenciais ao país estão sendo aprovados. Estou otimista que vamos ter estabilidade política", disse.
| O sucesso do jumento
Jumento anão do vice (Reprodução/Instagram)
Um vídeo em que o vice-governador do Piauí Themístocles Filho (MDB) mostra um jumento anão em sua fazenda já se aproxima de 2 milhões de visualizações no Instagram. A publicação foi feita há 5 dias e no começo da manhã desta quinta-feira (16) já tinha sido vista 1,8 milhão de vezes. No vídeo, Themístocles diz quem tem o jumento há mais de três anos e em seguida um funcionário da fazenda aparece dizendo que o animal já é adulto, nunca arranjou uma namorada e está "disponível".
Afeito ao campo
Themístocles Filho tem fazendas no Norte do Piauí. Praticamente todo fim de semana ele vai para a região. Algumas das propriedades do vice-governador ficam no município de Esperantina, cuja mulher dele, Ivanária Sampaio (MDB), é a prefeita.
| Lá vem a Gleisi
Gleisi Hoffmann (Foto: Divulgação/PT)
A deputada federal e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann está indignada com editoriais dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo que criticaram a postura do presidente Lula (PT) diante da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Incomodada, Gleisi classificou os editoriais como "arrogantes" e disse que os jornais querem "censurar" e "determinar" as palavras usadas pelo presidente da República.
Tão rápido
Nas eleições de 2022, a dirigente petista não criticava a cobertura feita por O Globo e Estadão. Agora, ela dá chilique por cada publicação em que os veículos fazem críticas, denúncias ou análises negativas sobre o governo Lula. É a Gleisi sendo Gleisi.