Ismael Silva incomoda PSD e Georgiano garante: "Não iremos mais atrás"

Deputado afirma que o vereador não mantém contato com a direção do partido há vários meses.

O PSD 'lavou as mãos' para o vereador de Teresina Ismael Silva e não vai mais fazer nenhum esforço para que ele permaneça no partido. Incomodado com Ismael, que mantém atuação política independente das orientações da sigla, o deputado estadual Georgiano Neto afirmou com exclusividade à coluna que o PSD desistiu do parlamentar.

"O vereador há meses que não tem contato comigo nem com o partido. Não iremos mais atrás", afirmou Georgiano.

Deputado Georgiano Neto diz que PSD desistiu de Ismael (Fotos: Gustavo Almeida/Lupa1)

Ismael foi eleito em 2020 no PSD, mas, diferente da sigla, começou a fazer oposição ao prefeito Dr. Pessoa pouco tempo depois. Nas eleições de 2022, o vereador apoiou Silvio Mendes (União Brasil) para governador, enquanto o partido estava na coligação majoritária que ajudou a eleger o governador Rafael Fonteles (PT).

Ismael é crítico do PT, de quem o PSD é aliado de primeira hora.

Flerte com o PSDB

Na segunda-feira (16), Ismael recebeu convite para se filiar ao PSDB. Após participar de uma solenidade na Câmara Municipal de Teresina, ele foi convidado pelo presidente regional dos tucanos no Piauí, Luciano Nunes, e pelo vereador Edson Melo (PSDB).

Tucanos convidaram Ismael (Reprodução/Instagram)

Ao responder publicamente ao convite numa rede social, Ismael antecipou que estará "lado a lado" com os tucanos na eleição municipal fazendo oposição a Dr. Pessoa e ao PT. Quanto à filiação, deixou em aberto a possibilidade quando abrir a janela partidária do ano que vem.

"Agradeço muito aos dois pelo convite. Fiquem certos de que estando na oposição ao prefeito Dr. Pessoa e ao PT, certamente, estaremos lado a lado em 2024. Quanto à possibilidade de filiação, vamos deixar para decidir na janela partidária do ano seguinte, afinal, estou filiado ao PSD e respeito demais a direção do partido. Vamos à luta!", escreveu Ismael.

| Boicote ao Bis

Iracema Portella (Foto: Divulgação/Progressistas)

A ex-deputada federal Iracema Portella (Progressistas) também aderiu publicamente ao boicote que bolsonaristas têm pregado contra o chocolate Bis. Em publicação no Instagram ontem, segunda-feira (16), ela disse que sempre odiou o produto da Lacta e por isso será tarefa fácil boicotá-lo. "Pra mim tá fácil. Sempre odiei Bis, agora então... #bisnuncamais", escreveu a ex-deputada.

| No fundo, não quer

Senador Marcelo Castro (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

O senador Marcelo Castro até diz que tem o desejo de ver uma candidatura própria do MDB a prefeito de Teresina, mas suas explanações deixam claro que ele quer mesmo é que o partido apoie logo o pré-candidato Fábio Novo (PT). Castro fala que o médico Paulo Márcio, nome do MDB para a disputa, pode ter problemas por não ter votado em Rafael Fonteles (PT) em 2022 e defende pesquisas para definir se o MDB lança ou não candidato. Ele diz que o partido não pode embarcar em aventuras. Definitivamente, Marcelo não quer.

| Inscrições abertas

Vereador Enzo Samuel (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

A Câmara Municipal de Teresina iniciou ontem, segunda-feira (16), as inscrições para um curso preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O curso é gratuito. Segundo o presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), serão 150 vagas presenciais destinadas a estudantes de universidades públicas e alunos de instituições privadas contemplados pelos programas FIES ou ProUni.