Flávio Nogueira diz que Romeu Zema sofre de "pobreza cognitiva"

Parlamentar piauiense repercutiu na tribuna da Câmara fala de Zema que causou polêmica no último fim de semana.

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) criticou, em discurso na Câmara Federal nesta terça-feira (8), as declarações do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo). Ao jornal O Estado de S. Paulo, Zema defendeu a criação de um bloco formado por estados do Sul e Sudeste para que eles tenham "protagonismo político". A fala foi interpretada por muitos como separatista e preconceituosa com outras regiões.


Flávio Nogueira (Foto: Pablo Valadares/Câmara)

Ao criticar a posição de Zema, o deputado Flávio Nogueira afirmou que o governador mineiro deve sofrer de pobreza cognitiva. Na avaliação do parlamentar piauiense, Zema é uma pessoa sem conhecimento, inclusive sobre a história de mineiros que lutaram por um Brasil unido.

"Ainda sobre as declarações do governador de Minas Gerais que estarreceram toda a nação brasileira, a gente fica pensando que o governador possa sofrer de uma pobreza cognitiva. Ele não reflete, ele não pensa, ele não toma conhecimento de que vivemos outra época, outro clima", disse.


Romeu Zema (Foto: Gil Leonardi/Governo de Minas)

Flávio mencionou que a política é feita do convívio democrático e citou que foi um mineiro, Bernardo Pereira de Vasconcelos, um dos mais destacados defensores da unidade do país enquanto Federação.

"Eu vejo ele, digo mais uma vez, uma pessoa sem conhecimento, até porque a Federação foi o que mais defendeu um mineiro. Ainda no tempo do império, quando homens ilustres, como o mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos, fez com que o Brasil não perdesse a sua unidade. Era um conservador, um liberal e fez com que o Brasil não se esfacelasse e as províncias não se tornassem cada uma delas uma República. Portanto, o país unitário que temos devemos a muitos mineiros. Esse governador de Minas Gerais não aprendeu com seus conterrâneos", concluiu o deputado.

Assista o discurso de Flávio Nogueira: