Fala do bispo de São Raimundo Nonato revolta advogados; OAB emite nota de repúdio

Religioso questionou, durante celebração de missa, a vocação de profissionais que trabalham para soltar bandidos.

Um trecho da homilia do bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski, causou indignação entre advogados. Durante missa celebrada na noite da quarta-feira (23) nos festejos da cidade, cujo tema é "Vocação: Graça e Missão", o religioso falou de profissões. 

Ao afirmar que "profissão é vocação", ele disse que fica difícil compreender a vocação dos advogados. Segundo Zielski, não há como entender a vocação de alguém que trabalha para "arrancar bandido da cadeia". Para o religioso, o bom profissional da advocacia deve se guiar pela verdade e não por quem paga mais.

Dom Eduardo Zielski (Foto: Reprodução/DioceseSRN)

"Profissão é uma vocação. Embora que as vezes fica difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é que é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? E não quem dá mais", disse.

Nesta quinta-feira (24), a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Raimundo Nonato emitiu uma nota de repúdio contra a fala do bispo. Para a entidade, o trecho da homilia de Dom Eduardo Zielski é um ato de criminalização da advocacia que atinge todos os advogados, sobretudo os que atuam na área criminal. A nota diz ainda que o religioso usou um momento festivo para pregar o ódio e a discórdia, quando deveria dar exemplo de amor.

"A vocação para a advocacia criminal vai além da mera profissão; é um chamado irresistível para aqueles que desejam lutar pela equidade, pela presunção da inocência e pela proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos [...] Usar o tema 'Vocação: Graça e Missão' para descredibilizar a profissão do advogado em um momento festivo e visível na sociedade só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplos de amor e acolhimento", diz a nota.

A Diocese de São Raimundo Nonato celebra neste mês de agosto os festejos do padroeiro São Raimundo Nonato. Ontem, quarta-feira (23), quando o bispo proferiu a fala polêmica, era o segundo dia dos festividades.

Veja o vídeo da fala do bispo: