Depois da rasteira, Franzé confia que o PT lhe dará candidatura de senador

Deputado estadual não nega intenção de pleitear vaga em Brasília e diz que pleito será entregue ao partido.

Derrotado na disputa interna com Fábio Novo para a definição do nome petista que vai concorrer à prefeitura de Teresina, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, promete, após um calundu inicial, apoiar o colega de partido. Porém, não de graça.

Deputado Franzé Silva (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Ele vislumbra uma candidatura a senador em 2026. Aceitar subir no palanque de Fábio Novo agora seria a moeda de troca usada para que o Palácio de Karnak o lance para o Senado lá na frente. Questionado sobre a situação, Franzé não negou o interesse e disse que entregará o tema ao PT, cabendo ao partido definir sobre o espaço dele em 2026.

"Vou entregar novamente para o partido. Depois de passadas as eleições de 2024, acho que as instâncias partidárias vão se debruçar sobre a estratégia de 2026. Sou defensor de que não devemos antecipar uma eleição à outra. O momento agora é de fortalecer Teresina e as principais cidades e ampliar o número de prefeitos em todo o Piauí para que depois nós possamos pensar em 2026. Franzé tem potencial para ser federal ou ajuda construir o PT sendo estadual? Franzé tem uma melhor potencialidade sendo senador do que sendo federal? Toda essa leitura vai ser feita após a eleição de 2024", disse.

Pelo visto, o deputado que acabou de sair de uma disputa interna no PT se queixando a aliados de ter sido vítima de uma rasteira confia que os mesmos personagens que lhe deram a bendita rasteira vão ficar bonzinhos e presenteá-lo com um mandato em Brasília.

Ou Franzé se acha importante demais ou acredita em conto de fadas.

| Rejeitados por unanimidade

Câmara de Teresina (Foto: Marcelo Cardoso/Semcom)

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Teresina rejeitou ontem, terça-feira (19), três projetos de lei encaminhados pela prefeitura. Um deles previa criação de mais cargos na Secretaria de Planejamento, mesmo diante da choradeira do prefeito por dinheiro. Outro projeto alterava para 20 anos o tempo de uso de novos ônibus que devem ser comprados pela prefeitura, sendo que hoje esse tempo de uso é de 8 anos. Os ônibus a serem adquiridos são articulados, daqueles que têm duas partes ligadas por uma estrutura sanfonada.

Recado ao secretário

Sob reserva, dois vereadores afirmaram que a reprovação unânime dos projetos na CLJ é também uma reação ao estilo pouco simpático do secretário Admilson Brasil com os parlamentares municipais. Os vereadores se queixam do comportamento com que são tratados pelo secretário e, de agora em diante, prometem não ficar inertes.

| 26 anos depois

João de Deus no Cartório Eleitoral transferindo o título de eleitor (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-deputado estadual João de Deus (PT) transferiu ontem, terça-feira (19), o domicílio eleitoral para a cidade de José de Freitas, sua terra natal. Lá, ele pretende disputar a prefeitura em 2024. A transferência acontece 26 anos depois de o petista histórico ter feito o caminho inverso, quando transferiu o domicílio eleitoral de José de Freitas para Teresina. Na capital, João de Deus exerceu dois mandatos de vereador. Ele também foi secretário de Estado e deputado estadual por cinco mandatos (dois como titular eleito e três como suplente em exercício).

História construída

Em publicação nas redes sociais, João de Deus relembrou sua trajetória política e disse que agora segue para uma nova fase. "Agora dei um novo passo, sigo uma nova fase. Hoje registrei meu título novamente, de volta às minhas origens na minha querida José de Freitas. Vamos embarcar juntos nessa caminhada e pensarmos no futuro próspero para José de Freitas. Agora é daqui pra frente.", escreveu.

| A turma comemorou

Jeová Alencar (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

A aparição do nome de Jeová Alencar (Republicanos) em quarto lugar numa pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Teresina divulgada na terça-feira (19) gerou comemoração entre aliados mais próximos do deputado estadual licenciado e atual superintendente da Saad Sul. Jeová nunca abdicou do seu plano de ser candidato, mesmo dizendo publicamente apoiar a reeleição do prefeito Dr. Pessoa.

Focado no plano

Nos bastidores, Jeová sempre trabalhou para se viabilizar como candidato e segue com esse foco. Mesmo mantendo uma pré-candidatura estrategicamente às escondidas, ele já deixou o próprio Dr. Pessoa comendo poeira nas pesquisas. A mais recente animou os aliados e empolgou bastante aqueles que sabem do plano de Jeová.