O ex-secretário municipal Charles da Silveira (PDT) negou que existam tratativas sobre a possibilidade dele ser candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa encabeçada pelo petista Fábio Novo. Charles, que foi um dos principais auxiliares do ex-prefeito Firmino Filho (1963-2021) nas gestões tucanas, disse que esse tema nunca foi colocado em discussão no PDT e ou em qualquer outra instância.
"Este é um assunto que nunca foi tratado pelo meu partido ou qualquer outra instância", falou com exclusividade à coluna.
Ao tempo em que rechaça as informações sobre eventual candidatura a vice, o ex-secretário afirma que ainda não definiu quem vai apoiar para prefeito nas eleições do ano que vem. Charles esteve na segunda-feira (23) na convenção do PSDB em Teresina, mas a presença, pelo menos até agora, não significa que ele estará no mesmo palanque dos tucanos.
"Sou filiado ao PDT. Meu partido não tem candidato, desta forma, me sinto à vontade para fazer minha escolha. Estou aguardando a definição das candidaturas majoritárias para poder decidir.", revelou Charles.
| Herói da Pátria
Petrônio Portella (Foto: Senado Federal)
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou ontem, quarta-feira (25), projeto de lei que inclui o piauiense Petrônio Portella no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto é de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PT) e teve como relator na Comissão de Cultura o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas). Agora, a matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Arquiteto da reabertura
Petrônio Portella foi deputado estadual no Piauí, prefeito de Teresina, senador, presidente do Senado Federal duas vezes, governador do Piauí e ministro da Justiça no governo de João Figueiredo. Figura de destaque no governo militar, era considerado a "estrela civil" do regime e teve papel decisivo no processo de reabertura democrática do país.
| Tem de tudo no MDB
Sede do MDB no Piauí (Foto: Google)
O MDB anda tão dividido quando o assunto é a sucessão municipal em Teresina que as percepções dos emedebistas vão além da querela sobre ter ou não ter candidato próprio. Tem parlamentar do partido que avalia que Sílvio Mendes (União Brasil) dificilmente perderá a eleição em Teresina. "Ele só não ganha essa eleição se fizer tudo errado", avalia.
Em off
Obviamente, essa é uma avaliação que o parlamentar fez em off para a coluna. Publicamente, quando o microfone é ligado, o discurso é outro.
| Valentão famoso
Vereador Carlão agredindo radialista (Foto: Reprodução)
De um simples parlamentar eleito na 8ª colocação em Cocal (total de vagas no município é 11), o vereador Carlão (PT) ficou famoso no país todo por sua valentia. Pena que não é valentia na defesa dos interesses do povo da cidade. O vereador foi destaque em vários veículos de imprensa do Brasil por ter agredido, com faca na mão, um radialista.
Valentia só com faca
Com a faca, Carlão é corajoso. Já para representar bem o povo de Cocal na Câmara Municipal, peitar interesses de poderosos locais e mostrar trabalho, o vereador é manso feito um gatinho com febre.