Saúde

Piauí tem mais de 755 mil doses de reforço em atraso, aponta Fiocruz

Segundo dados do vacinômetro da Sesapi, atualmente o estado conta com 70,75% do público elegível já com a primeira dose de reforço.

15 de junho de 2022 às 17:59
2 min de leitura

Dados do painel Vigivac da Fiocruz, apontam que o Piauí, até o mês de maio de 2022, conta com 755.519 doses referentes a etapa de reforço da imunização em atraso. A informação levanta um alerta, uma vez que é essencial para o enfrentamento a pandemia que todas as pessoas completem o seu ciclo vacinal com todas as etapas de vacinação.

O Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, chama a atenção para a responsabilidade que todos devem ter, no momento de buscar a imunização completa.

“Todos os especialistas e estudos apontam a necessidade de um ciclo de vacina completo para reduzir a chance de casos graves da doença. Assegurar a cobertura vacinal completa de todos é essencial para que os impactos da pandemia de covid-19 na saúde pública continuem reduzindo, como o nosso estado já vinha apresentando redução de casos e óbitos”, destacou o secretário.

Além de reduzir a possibilidades de casos graves da doença e consequentemente reduzir a necessidade de internações na rede pública de hospitais, o ciclo vacinal completo reduz as chances do surgimento de variantes da doença.

Segundo dados do Vacinômetro da Sesapi, atualmente o estado conta com 70,75% do público elegível já com a primeira dose de reforço e apenas 11,66% da população elegível com sua segunda dose de reforço.

No estado a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de 05 anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 04 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 04 meses ou mais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas