Saúde

Junho Vermelho: Hemopi realiza campanha com meta de 4 mil doadores

Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado na terça-feira (14), e a expectativa é de um grande numero de bolsas de sangue.

13 de junho de 2022 às 10:07
2 min de leitura

No mês da conscientização da doação de sangue o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) em parceria com o Grupo GSH - Banco de Sangue Teresina reforça a população sobre a importância da doação de sangue.

Doação de sangue. Thiago Gadelha

Uma a cada 10 pessoas hospitalizadas precisam de transfusão sanguínea e doando uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro pessoas.“A média de doações diárias tem sido de 10 bolsas de sangue. Porém, para que se alcance um equilíbrio nos estoques é necessário que haja, no mínimo, cerca de 50 a 60 doações de sangue todos os dias, para atender com conforto às demandas dos hospitais”, explica a hematologista, Drª. Maria Aline.

Horário de funcionamento

O GSH Banco de Sangue de Teresina funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, permitindo que mais pessoas façam a doação de forma confortável. Está localizado na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Prédio do Ambulatório Hospital São Marcos – Ala B).

Já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), localizado na rua Primeiro de Maio, no Centro de Teresina disponibilizará nesta terça-feira (13), lanches diferenciados e apresentações artísticas no clima das festas juninas na área externa do hospital. O estabelecimento funciona de 7h30 às 18h, de segunda à sábado. O Hemopi também disponibiliza regionais em Parnaíba, Picos e Floriano,basta acessar osite e conferir o local de doação.

Requisitos básicos para doação de sangue

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg e apresentar um documento oficial com foto e, caso seja menor de idade, autorização dos pais antes do procedimento. Além disso a pessoa não pode ter ingerido bebido alcoólica nas últimas 12 horas e não ter dormido menos de 6h na noite anterior.

Confira todos os requisitos necessários abaixo.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas