Política

Timon realiza campanhas para combater aumento do trabalho infantil

Após quase duas décadas em queda, exploração de crianças e adolescentes torna a aumentar em consequência da pandemia

12 de junho de 2021 às 13:45
2 min de leitura

No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado neste 12 de junho, a Prefeitura de Timon propôs realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da população através de palestras que serão realizadas por todo o mês de junho. De acordo com pesquisa do MPT-MA, o Maranhão é o 5º estado do país que mais explora o trabalho infantil.

O relatório do Trabalho infantil apontou que o número de crianças nessa situação subiu para 160 milhões — um aumento de 8,4 milhões nos últimos quatro anos — e que os impactos da pandemia pela covid-19 foram mais drásticos para esse grupo. O estudo foi feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A secretária-executiva do FNPETI, pontuou que entre os principais motivos da expansão do trabalho infantil estão os cortes orçamentários. Ela destacou que, embora o relatório da OIT e do Unicef aponte uma queda na América Latina e no Caribe, o que se observa, principalmente nas grandes capitais, são crianças e adolescentes submetidos à exploração sexual e ao trabalho doméstico.

Em relação ao ranking nacional de estados que mais exploram os infanto-juvenis, o Maranhão só perde para o Acre(10,6%), Rondônia (10,5%), Pará (9,3%) e o Piauí (8,8%).

Para realizar denúncias, a Prefeitura de Timon disponibiliza os números a seguir:

Disque 100

CREAS – 99 9644.6026

Conselho Tutelar I (86) 98862.0415

Conselho Tutelar II (86) 98863 2448

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas