Política

Requerimento convidando o presidente da Petrobras para esclarecer alta de combustíveis é aprovado

A data da sessão ainda não foi definida pelo Senado Federal.

09 de novembro de 2021 às 14:19
1 min de leitura

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (09) um requerimento para convidar o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e o ministro da Economia, Paulo Guedes a uma audiência pública para explicar as recentes altas nos preços dos combustíveis. A data da sessão ainda não foi definida.

Segundo o autor do requerimento, senador Otto Alencar (PSD-BA), inicialmente a ideia era convocar o ministro de Minas e Energia do governo, Albuquerque e Luna, mas a pedido do líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), a solicitação foi transformada em convite. No documento, Alencar destaca que em 2021 a estatal aumentou os preços da gasolina 11 vezes, e do diesel, nove vezes.

Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras Agência Brasil

O convite a Silva e Luna, Guedes e Bento Albuquerque vem após a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) calcular que o preço médio da gasolina e do diesel nas bombas dos postos está em R$ 6,71 e R$ 5,21, respectivamente. Ao reajustar os preços para as distribuidoras, a Petrobras alegou que estava buscando um "alinhamento" com a cotação do dólar e com o preço do barril de petróleo.

A alta, por ora, ainda não foi totalmente repassada ao consumidor.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas