Tony Trindade

"Retrocesso sem precedentes”, diz Marcelo Castro sobre homeschooling

Afirmou que como presidente da Comissão de Educação, vai lutar para que esse projeto não passe no Senado.

20 de maio de 2022 às 21:53
1 min de leitura

Nesta sexta-feira (20), o presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, Marcelo Castro (MDB-PI), usou as redes sociais para criticar o projeto de lei que regulamenta o homeschoolingno Brasil.

Marcelo Castro
Agência Brasil

A proposta foi aprovada nessa quinta-feira (19) pela Câmara dos Deputados. O senador classificou a modalidade de ensino como um “retrocesso sem precedentes”.

“Como presidente da Comissão de Educação, vou lutar para que esse projeto não passe no Senado. Precisamos de investimentos e avanços na educação brasileira. O PL aprovado na Câmara tem a nossa total desaprovação”, criticou.

O que é homeschooling?

É uma modalidade de educação que defende que crianças e adolescentes sejam educados em casa, pelos pais, em vez de ir às escolas. No homeschooling, os pais participam ativamente do processo de formação intelectual dos filhos.

O estudante precisará estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que deverá acompanhar a evolução do aprendizado. Além disso, pelo menos um dos pais ou responsáveis deverá ter escolaridade de nível superior ou em educação profissional tecnológica em curso reconhecido.

Se aprovado e virar lei, as regras do ensino domiciliar entram em vigor 90 dias após sua publicação. Para quem optar pela modalidade nos dois primeiros anos haverá uma transição quanto à exigência de ensino superior ou tecnológico.

Veja a publicação do senador


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas