Política

Querer voto impresso é optar pelo anacronismo, diz Flávio Nogueira ao votar contra PEC

Deputado piauiense é um crítico da proposta rejeitada na Câmara.

11 de agosto de 2021 às 10:47
1 min de leitura

O deputado federal Flávio Nogueira foi um dos parlamentares piauienses que votou contra a proposta do voto impresso, que foi rejeitada na noite desta terça-feira no Plenário da Câmara Federal. Para Nogueira, a votação impressa seria um retrocesso para o sistema eleitoral do país.

“Querer o voto impresso é optar pelo anacronismo. Podemos até aprimorar, ainda mais o modo de votação. Nunca retroceder", argumentou o deputado.

Flávio Nogueira

A obrigatoriedade da impressão de cédulas físicas nas eleições, plebiscitos e referendos constava na PEC 135 de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A proposta teve apoio de 229 deputados, mas precisava de, pelo menos, 308 votos para ser aprovada. Ao todo, foram 448 votos computados, uma abstenção e 218 contrários a proposta, entre eles, o de Flávio Nogueira.

A PEC do voto impresso já havia sido rejeitada na comissão especial da Câmara no último dia 05 de agosto, por 23 votos a 11. Ainda assim, foi levada para votação em plenário. Agora, com a rejeição em plenário, a proposta será arquivada.

Com isso, o formato atual de votação e apuração, utilizando apenas as urnas eletrônicas, deverá ser mantido nas eleições do próximo ano.

Além de Flávio Nogueira, outros seis deputados da bancada federal do Piauí também votaram contra o voto impresso. Somente os deputados Júlio César (PSD), Iracema Portella (Progressistas) e Marina Santos (Solidariedade) votaram a favor da proposta.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas