Política

Piauí é destaque no Fórum Internacional de PPPs da ONU

Viviane Moura é a primeira mulher piauiense a liderar projeto premiado mundialmente.

29 de novembro de 2021 às 12:17
2 min de leitura

O estado do Piauí, representado pela superintendente Viviane Moura, foi convidado para o Fórum Internacional de Parcerias Público Privadas (PPPs) que acontece em Genebra, na Suíça. A sede da Organização das Nações Unidas (ONU) recebe nos dias 29 e 30 de novembro a quinta sessão do grupo de trabalho sobre PPP.

Viviane Moura é a única piauiense e uma das poucas brasileiras a integrar o Grupo de Trabalho da UNECE.

O objetivo do evento é discutir formas de elaborar projetos de alta qualidade que contribuam para a agenda da economia circular, através da ferramenta da PPP, cumprindo metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Viviane Moura é a única piauiense e uma das poucas brasileiras a integrar o Grupo de Trabalho da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa).

O grupo analisa o impacto e traça um caminho para o melhor uso e eficácia de ferramentas, diretrizes, padrões e atividades de capacitação. O Piauí tem muito a contribuir, pois os projetos desenvolvidos pela Suparc se destacam na ONU por seus impactos positivos para a sociedade, abordando desafios como pobreza, criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão social, sustentabilidade, entre outros, fornecendo soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.

A Central de Abastecimento comercializa em média 35 mil toneladas de alimentos por mês, impulsionando a economia. Ao mesmo tempo, esse comércio intenso produz excedentes que, através das ações do Banco de Alimentos são doados e oferecem segurança alimentar para mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Grupo de Trabalho sobre Parcerias Público-Privadas é um órgão intergovernamental criado em 2017 e reúne mais de 2 mil especialistas oriundos do setor público e privado, da sociedade civil e de organizações internacionais.
A Nova Ceasa foi selecionada em maio deste ano, pela ONU, como a melhor PPP do mundo e se tornou referência por uma gestão moderna. A PPP vai receber nesta segunda-feira (29) o certificado do prêmio, presencialmente. O anúncio do prêmio aconteceu de forma remota, em razão da pandemia da Covid-19.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas