Política

PF conclui inquérito contra Ciro Nogueira e aponta crime de corrupção

Concluiu-se que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu propinas do grupo J&F e cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

08 de abril de 2022 às 19:30
2 min de leitura

A Polícia Federal concluiu que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), recebeu propinas do grupo J&F e cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O relatório final da investigação foi enviado nesta sexta-feira (08) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ciro Nogueira.

Agora, o STF deve enviar o material para o procurador-geral da República, Augusto Aras, definir se apresenta denúncia contra Ciro ou se arquiva o caso.

Os pagamentos de propina, segundo a PF, teriam sido feitos a Ciro para que o PP apoiasse a campanha de reeleição da então presidente Dilma Rousseff em 2014. A PF rastreou, dentre outros pontos, repasses feitos a um irmão do senador por meio de um supermercado fornecedor do grupo J&F.

"Joesley Mendonça Batista, por solicitação de Edson Antônio Edinho Silva e auxiliado por Ricardo Saud, fez repasses de vantagens indevidas para Ciro Nogueira Lima Filho, visando a garantir o apoio do Partido Progressista às eleições da Presidente Dilma Rousseff, no ano de 2014. Parte da vantagem indevida foi encaminhada ao Partido Progressista, por determinação de Ciro Nogueira Lima Filho, por intermédio de doação eleitoral oficial, como consta nos recibos da prestação de campanha. Outra parte, cerca de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) foi repassado em espécie, por intermédio do Supermercado Comercial Carvalho, para Gustavo e Silva Nogueira Lima, irmão de Ciro Nogueira, que se incumbiu da tarefa de pegar o dinheiro e repassar para Ciro Nogueira", diz a conclusão do inquérito.

Joesley Batista.

A Polícia Federal não chegou a indiciar o ministro porque há um entendimento do STF de que não é possível realizar o indiciamento de políticos com foro privilegiado. O inquérito foi conduzido pela Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores (Cinq), vinculada à sede da Polícia Federal em Brasília.

A defesa de Ciro Nogueira nega todas as acusações e reafirma inocência do ministro.

Vídeo abaixo com conversa gravada entre Joesley e Ciro Nogueira

Com informaçõesJORNAL O GLOBO

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas