Política

Marcelo Queiroga pode passar de testemunha para investigado na CPI

A próxima etapa da comissão deve ser colocar na condição de investigadas pessoas que já prestaram depoimento.

17 de junho de 2021 às 14:40
2 min de leitura

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pode deixar a condição de testemunha e se tornar investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 no Senado. Essa é a intenção do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que deverá apresentar uma lista com cerca de oito nomes de senadores que já foram ouvidos e que passarão a ser investigados. A apresentação está prevista para ocorrer em uma entrevista coletiva agendada para próxima sexta-feira (18), às 11h30.

Marcelo Queiroga

A ideia ainda precisa ser aprovada pelo “G7”, o grupo de senadores mais influentes na CPI da Covid, que tem maior poder de voto. Segundo Humberto Costa, líder do Partido dos Trabalhadores (PT), a relação com os nomes ainda não é conhecida pelos membros do G7. O parlamentar disse ainda que ainda não há nenhuma formalização por parte de Calheiros sobre a mudança de status de Queiroga.

"Não há ainda formalização do relator de que o Queiroga será investigado. Ele vai apresentar uma relação de pessoas que ele acredita que devem ser transformadas de testemunha em investigados. Isso é positivo, porque estamos avançando na investigação, mas não temos conhecimento desses nomes", pontuou.

O senador, no entanto, defende a inclusão do ministro da Saúde no rol de investigados, pois acredita que ele já tem tudo o que é preciso para tal. "Queiroga realizou ações absolutamente questionáveis do ponto de vista legal, inclusive a tentativa de convencer a OMS (Organização Mundial de Saúde) do tratamento precoce. Mas aqui (se referindo ao depoimento à CPI), ele mentiu, como mentiu em várias oportunidades", afirmou Humberto Costa. "A meu juízo, ele teria, sim, razões para ser considerado investigado", completou.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas