Política

Jair Bolsonaro se manifesta sobre marca de 500 mil mortos por Covid-19

Em entrevista, o presidente agrediu verbalmente uma jornalista e defendeu o tratamento sem eficácia contra a Covid-19.

21 de junho de 2021 às 15:06
3 min de leitura

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou nesta segunda-feira (21) pela primeira vez sobre as mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, marca registrada no sábado (19). A fala ocorreu em uma coletiva para a imprensa durante uma agenda em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, após ser questionado por um jornalista.

“Lamento todos os óbitos, lamento muito, qualquer óbito é uma dor na família. E nós, desde o começo, o governo federal teve coragem de falar em tratamento precoce. E alguns até dizem, né?, como está sendo conduzida essa questão, parece que é melhor se consultar com jornalistas [...]”

Apesar do discurso, Bolsonaro defendeu o tratamento sem eficácia contra a Covid-19, como forma de reduzir o número de vítimas da doença. Irritado, ele mandou uma jornalista que fez uma pergunta sobre o uso de máscaras calar a boca depois de tentar mostrar-se sensível aos brasileiros de luto.

Confira o vídeo:

“Olha… eu chego como eu quiser, onde eu quiser, tá certo? Eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, você não use. Agora tudo o que eu falei sobre Covid, infelizmente pra vocês, deu certo [...] Me bota no Jornal Nacional agora… vai botar agora? Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Você está feliz agora? Essa Globo é uma merda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa”

Desde a tarde de sábado (19), quando o Brasil atingiu a marca de meio milhão de pessoas mortas pela doença, Bolsonaro não havia se manifestado. No mesmo dia em que o país atingiu a marca, a Casa Civil divulgou uma nota com um balanço dos primeiros 900 dias do governo, mas não citou as mortes.

Ao ser questionado sobre não ter usado a máscara novamente em ação no estado durante a entrevista com jornalistas, o presidente arrancou a proteção e ofendeu jornalistas. "Eu chego como eu quiser, onde eu quiser. Tá certo?! Eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, não use", disse.

Carla Zambelli, que usava máscara, também retirou a peça durante o ataque do presidente.

Manifestações

Nesse sábado (19), manifestações exigindo o impeachment do presidente ocorreram em todo o Brasil. No Piauí, a passeata ocorreu na Praça Rio Branco e durou a manhã inteira. Dentre as outras pautas exigidas, estava a demora na aplicação das vacinas, aumento da fome populacional e a saída do atual ministro da Economia, Paulo Guedes (PT).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas