Política

Governo Federal paralisa obra de creche no Piauí, mas libera verbas para aliados

O atual presidente do órgão responsável pela distribuição das verbas era assessor de Ciro Nogueira (PP), atual ministro da Casa Civil.

19 de abril de 2022 às 10:18
2 min de leitura

Enquanto o governo Jair Bolsonaro (PL) libera recursos da educação para aliados, o Ministério da Educação (MEC) trava a liberação de R$ 434 milhões a prefeituras de todo o país e deixa paradas construções de creches, escolas, salas de aulas e quadras. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro
Instagram/Ciro Nogueira

Ao todo, 1.780 obras que foram pactuadas entre municípios e o governo federal, a partir de 2012, estão aptas a receber dinheiro federal. O governo Bolsonaro, entretanto, não efetiva as transferências.

Na cidade de Campo Largo do Piauí, região norte do estado, o que deveria ser uma creche é por enquanto apenas um esqueleto de paredes sem reboco, de acordo com última vistoria técnica, de setembro do ano passado. A obra teve execução de 62% e está paralisada —o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve R$ 650 mil para o município.

Obra da creche paralisada em Campo Largo do Piauí. Foto: Reprodução/MEC

O FNDE, órgão responsável por liberar as verbas da educação é controlado por indicações do centrão. O presidente, Marcelo Lopes da Ponte, era assessor de Ciro Nogueira (PP-PI), atual ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro e um dos líderes do bloco de apoio à atual gestão federal.

Além de liberar recursos de maneira desigual pelo país enquanto não paga o que deve a municípios, o FNDE acelerou uma política de distribuir empenhos para novas obras a aliados.

Veja mais sobre o assunto:

Ciro Nogueira é acusado de usar dinheiro da educação para beneficiar aliados

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas